cultura-popular-retoma-com-mais-forca-pelas-ruas-do-centro-historico-do-recife-no-carnaval-2024

Cultura popular retoma com mais força pelas ruas do centro histórico do Recife no Carnaval 2024

Cerimônia Ubuntu,Tumaraca, Encontro de Afoxés, De Pátio a Pátio, Concurso de Agremiações, Corredor do Frevo e polos localizados nos pátios de São Pedro, Santa Cruz e do Terço, juntamente com o Novo Cais, serão o epicentro de mais de 350 apresentações ao longo dos dias de folia. No total, serão mais de 1,5 apresentações de agremiações de cultura popular de um total de cerca das 3 mil atrações do Carnaval do Recife 2024. (Foto: Camila Leão/Acervo PCR Imagem)

Berço do frevo e das mais belas manifestações da cultura popular, as históricas ruas do Centro do Recife terão o protagonismo das agremiações que vem da força do povo, mostrando aos foliões com quanto amor se faz um autêntico Carnaval. Há anos, essas expressões têm levado beleza e tradição ao coração da cidade, e agora retomarão com ainda mais força na agenda oficial do Carnaval 2024, promovida pela Prefeitura do Recife.

A quinta edição do Ubuntu – Uma consagração ao povo negro reunirá 29 grupos de afoxé na tarde de hoje (8) para cerimônia simbólica de lavagem das ruas do bairro do Recife, celebrando as raízes africanas, sua herança cultural e trazendo de volta às ruas a alegria dos terreiros de candomblé. A celebração, que busca as bênçãos dos Orixás por meio de dança, música, beleza, cores e muito axé, ocorrerá a partir das 15h30. Nesse horário, os afoxés iniciarão um cortejo pela Avenida Rio Branco até o Marco Zero, fazendo a lavagem das ruas, pedindo proteção e distribuindo bênçãos. Das 16h às 17h30, cada afoxé se apresentará no palco do Marco Zero, entoando músicas em reverência aos Orixás, com a participação de Mariene de Castro. O encontro foi idealizado por dona Carmem Virgínia.

A segunda parte do Encontro de Afoxés que ocorre tradicionalmente no Pátio do Terço – o epicentro da liturgia da ancestralidade negra do Carnaval – contará com a participação das outras nove agremiações no domingo (11) de Carnaval. A Noite dos Tambores está programada para a segunda-feira (12), às 20h, trazendo consigo a apresentação de 29 maracatus de baque solto e virado, juntamente com a presença de afoxés.

No Marco Zero hoje (8), os mestres (e  mestra) das 13 nações de Maracatu pertencentes ao grupo especial do Concurso de Agremiações comandam o espetáculo Tumaraca, que reúne 700 batuqueiros com toda a potência de alfaias, gonguês, agbês, taróis e timbaus. Acompanhados do Grupo Voz Nagô, fundado pelo mestre Naná, as Nações promoverão um espetáculo inédito que contará com um encontro histórico e ancestral com o Olodum. Tambores pela paz trovejarão juntos celebrando a beleza e a riqueza da ancestralidade negra fundante dos brinquedos populares. Em palco, erudito e popular se encontram também no show, que terá ainda Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.

PÁTIO DE SANTA CRUZ – Já o Pátio de Santa Cruz receberá o Encontro de Bois, Ursos e Caboclinhos a partir do domingo (11) até a terça-feira (13) com apresentações que começam às 15h e contam, ao todo, com 48 agremiações. Paralelamente, o Corredor do Frevo, situado na Rua da Moeda, ganhará vida com um cortejo que contará com a participação de 30 agremiações, enriquecendo ainda mais a diversidade e a animação carnavalesca.

DE PÁTIO A PÁTIO – A programação do cortejo de agremiações “De Pátio a Pátio”, que estreou o ano passado, movimentando as ruas de Santo Antônio e São José, berço das tradições carnavalescas, volta ampliado com a potência das tradições de blocos líricos, maracatus de baque solto e virado, escolas de samba, afoxés, ursos, bois, troças carnavalescas, clubes de boneco, tribos de índio e caboclinhos. Na edição deste ano, a programação se estende do domingo (11) à terça de Carnaval (13), partindo do Pátio do Livramento às 15h e chegando ao Pátio de São Pedro prevista para às 18h30. Ao todo, serão 57 agremiações participantes.

CONCURSO DE AGREMIAÇÕES – Já o Concurso de Agremiações que reunirá mais de 200 agremiações de onze modalidades, terá como passarela a Avenida Dantas Barreto, no trecho entre a Siqueira Campos e a Praça da Independência. No novo trajeto, a concentração das agremiações será na Rua Siqueira Campos, com desfile na Dantas Barreto e dispersão logo após a Igreja de Santo Antônio. As arquibancadas para o público serão montadas no canteiro central da Avenida Dantas Barreto e o palanque dos jurados ficará no prolongamento da Avenida Guararapes, na altura da Praça da Independência. O concurso começa no domingo e vai até a terça de Carnaval,  abrindo alas para alguns dos mais representativos símbolos da cultura pernambucana, entre escolas de samba, blocos de pau e corda, tribos de índios, troças carnavalescas, maracatus de baque solto, maracatus de baque virado, clubes de frevo, clubes de boneco, caboclinhos, bois e ursos.

NOVO CAIS – Com a nova passarela inaugura mais uma centralidade da cultura popular da festa momesca no Recife, dedicada a tradições carnavalescas das mais antigas, como o concurso, o QG do Frevo, os pátios de São Pedro, Santa Cruz e o do Terço, somando-se às novidades recentes como o polo Novo Cais, que estreou no Carnaval passado, às margens do Capibaribe, em Santo Antônio, na altura do Armazém do Campo. Por lá, os festejos começam na sexta de Carnaval (9) e oferecerão ao público um total de 40 atrações até a terça-feira Gorda (13).



MATRIZ DE CULTURA POPULAR –  Os polos vão ser sempre iniciados pela salvaguarda dos brinquedos e brincantes com espetáculos da Matriz de Cultura Popular (MCP), que trazem ao público as tradições das agremiações que fazem no Carnaval do Recife o maior em linha reta com suas características únicas construídas ao longo dos século por seu povo: ursos, clubes de bonecos, afoxés, maracatus, bois, clubes de índios, caboclinhos, escolas de samba, passistas e cirandas irão convidar todos para a folia.O Carnaval do Recife terá 49 polos com programações variadas de sexta (9) a terça-feira Gorda (13), com as apresentações das agremiações começando às 15h, exceto no Polo Novo Cais.



About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-anuncia-expansao-de-escolas-em-tempo-integral

Prefeitura do Recife anuncia expansão de escolas em Tempo Integral

Com a ampliação, Rede Municipal de Ensino do Recife contará com 50% das escolas de …