A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) confirmou o recebimento de 76 mil doses da vacina do laboratório Pfizer destinada ao combate à Covid-19 na faixa etária que compreende bebês a partir de 6 meses e crianças abaixo de três anos. Os imunizantes chegaram na tarde dessa sexta-feira (11). A distribuição para os municípios fluminenses já teve início. Este primeiro lote deverá ser destinado aos bebês e crianças com comorbidades.
A chegada da vacina aos municípios ocorre quase dois meses após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que aprovou o imunizante em 16 de setembro. O primeiro lote comprado pelo Ministério da Saúde chegou há pouco mais de duas semanas.
A versão “baby” do imunizante da Pfizer tem uma tampa de cor vinho. O esquema vacinal é composto de três doses. Após a primeira dose, deve-se aguardar quatro semanas para a aplicação da segunda, e posteriormente mais oito semanas para a terceira.
Nem a Anvisa e nem a fabricante impuseram restrições na aplicação dessas doses. A decisão de vacinar inicialmente apenas bebês e crianças com comorbidades é do Ministério da Saúde. Segundo a pasta, a discussão sobre a ampliação do público foi submetida à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que avaliará a questão.
Por enquanto, os vacinados devem possuir diagnóstico médico de diabetes, pneumopatias, hipertensão, doença renal, doenças neurológicas, hemoglobinopatias, síndrome de down ou doenças cardiovasculares, entre outras enfermidades. Segundo o Ministério da Saúde, as doses podem ser administradas simultaneamente às demais vacinas do calendário vacinal.
Veja também
Guerra na Ucrânia Fraude Ucrânia busca documentar ‘crimes’ russos na cidade de Kherson
Promotores nos EUA pedem 15 anos de prisão para fundadora da Theranos
Fonte: Folha PE
Você precisa fazer login para comentar.