Evento aconteceu nesta quarta-feira (8) e premiou três figurinos de cada uma das duas categorias – Originalidade e Luxo. (Foto: Marcos Pastich/PCR)
A 8ª edição do Concurso de Fantasias, realizada na noite desta quarta-feira (8), no Clube Português, entregou tudo que a robustez da cultura popular pode entregar. Em meio a recortes históricos, homenagens a personagens icônicos, adornos contemplativos e muita criatividade, 26 participantes desfilaram figurinos nas categorias em Originalidade e Luxo. Seis saíram como vencedores. O valor somado de todas as premiações foi de R$ 60.200,00.
Na categoria Originalidade, Claudio Messias foi o grande campeão, com o figurino A Dona Ciranda, Um Giro de Fé e Tradição. Na modalidade Luxo, Nycolle Santana e a sua Guerreira da Ancestralidade levaram o título.
O sentimento de Claudio Messias, 23 anos, foi de objetivo alcançado. “Concorro desde 2016 e esta é a primeira vez que sou campeão. Fui três vezes terceiro colocado. Agora, quis tentar trazer algo um pouco mais diferente, tentando explorar esse meio da Lia de Itamaracá, a arte que ela produz. Estou muito feliz agora. Trabalhamos tanto com essas coisas, e isso se torna um reconhecimento, um marco para a nossa carreira”, comemora.
Nycolle, de 22 anos, idealizou o figurino ao buscar referências africanas, relacionando com o empoderamento da mulher negra. “Queria também homenagear toda a cultura africana e referências que nós, brasileiras, carregamos. É a primeira vez que concorro nesta categoria e o título veio. É um sentimento de orgulho imenso”, exalta.
O processo de escolha dos ganhadores contou com uma mesa de avaliação composta por sete jurados. O preceito para a formação do grupo levou em conta a vivência na cultura popular – carnavalescos, quadrilheiro, modistas, estilistas, aderecistas e coreógrafos.
Toda a programação do Carnaval do Recife 2023 pode ser conferida em carnavaldorecife.com. Caso queira acessar o banco de fotografias, o link é: flickr.com/photos/prefeituradorecife. Para o acervo de vídeos das últimas edições, o caminho é a TV Conecta Recife, em bit.ly/tvconectarecife.
Categoria Originalidade
Campeão: Claudio Messias – A Dona Ciranda, Um Giro de Fé e Tradição
Vice: José Amaral – De Escrava a Rainha, “Xica da Silva”
Terceiro: Renê Rodrigues – Mandegueiro no Cordel Encantado
Categoria Luxo
Campeão: Nycolle Santana – A Guerreira da Ancestralidade
Vice: Sandra Farias – A Deusa Ísis
Terceiro: Kamylla Silva – A Ressurreição do Príncipe dos Mares