conselho-politico-da-transicao-faz-1a-reuniao-nesta-sexta-feira-(11)

Conselho Político da transição faz 1ª reunião nesta sexta-feira (11)

A equipe de transição do governo Lula vai fazer nesta sexta-feira (11) a primeira reunião do Conselho Político. O grupo é formado pelos 14 partidos que apoiaram a eleição do petista.

Nesta quinta (10), o vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin, voltou a se encontrar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Os dois discutiram o texto da proposta de emenda à Constituição que pretende manter o pagamento dos benefícios sociais e aumentar o salário mínimo acima da inflação. Também conversaram sobre o orçamento para o ano que vem.

De acordo com Alckmin, a Lei Orçamentária precisa ser alterada para garantir a continuidade de obras e políticas públicas.

Também nesta quinta (10), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva foi, pela primeira vez, ao Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, onde funciona o gabinete de transição. Lula discursou na presença de parlamentares e disse que vai governar com diálogo e respeito às instituições democráticas. Também defendeu que as verbas para áreas estratégicas não devem ser vistas como gastos, mas como investimentos.

Os investidores do mercado financeiro reagiram mal a esta fala e ao anúncio de que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega fará parte da equipe de transição. O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, o iBovespa, terminou o dia em queda de 3,35%. E o dólar comercial subiu mais de 4% e fechou cotado a 5 reais e 39 centavos.

Geraldo Alckmin avaliou que o cenário internacional também pressionou o mercado financeiro. Um dos destaques foi a falência da empresa FTX, que fez o mercado de criptomoedas perder 200 bilhões de dólares.

O gabinete da transição também confirmou 36 novos nomes para as coordenações técnicas da equipe. Entre eles, o ex-ministro Paulo Bernardo, nas Comunicações; o advogado Silvio Almeida, nos Direitos Humanos; a ex-ministra Nilma Mino Gomes, na coordenação de Igualdade Racial; o presidente do Conselho Federal de Economia Antônio Correia Lacerda, no Planejamento; o ex-governador gaúcho Germano Rigotto, na Indústria; o ex-presidente do Sebrae Paulo Okamoto, na coordenação da Pequena Empresa; e a escritora Anielle Franco, irmã da vereadora assassinada Marielle Franco, para a equipe temática de Mulheres.

Fonte: Agência Brasil

About Redação

Veja também

Nino de Enoque celebra anúncio da governadora sobre licitação do trecho do Arco Metropolitano entre Moreno e a BR-101 Sul

O deputado estadual Nino de Enoque ( PL) celebrou neste sábado, a publicação no Diário …