O programa de governo da candidata à Presidência, Vera, e da vice Raquel Tremembé, pelo PSTU, é intitulado Um Programa Socialista para o Brasil. A ideia central é que os trabalhadores dirijam o país, por meio do controle das empresas.
Entre as propostas, o programa quer duplicar o salário-mínimo; o fim da precarização do trabalho; jornada diária de 6 horas para todos os trabalhadores e auxílio emergencial de um salário-mínimo para todos desempregados.
Na saúde, Vera quer estatizar todo o setor, confiscando hospitais e grupos privados de saúde, e quebrar todas as patentes de vacinas e remédios.
No setor educacional, oferecer educação pública para todos, em todos os níveis de ensino, acabar com os grupos privados da educação e dar acesso livre às universidades.
O programa ainda propõe que o governo seja responsável pelo transporte público, que deve ser gratuito para a população; um plano de obras públicas para a construção de habitações populares e saneamento básico.
Vera também quer descriminalizar as drogas, a desmilitarização e o fim das polícias atuais, com reformulação.
O fim da violência policial contra a juventude negra e o acesso gratuito à internet para todos.
Perdão das dívidas bancárias das micro e pequenas empresas e apoio estatal para a criação e difusão da cultura popular.
O projeto ainda cita licença e salário-maternidade e paternidade por um ano com estabilidade no emprego, educação sexual, acesso a contraceptivos e direito ao aborto.
Também a demarcação das terras indígenas e quilombolas. No meio ambiente, expropriar as madeireiras que queimam a Amazônia.
Prisão de garimpeiros ilegais; fontes limpas de energia, e a isenção do pagamento de imposto de renda para quem ganha até 10 salários-mínimos.
Fonte: Agência Brasil