Em Pernambuco, o ano de 2022 foi marcado por diversos acontecimentos difíceis e dolorosos, como as fortes chuvas que atingiram o Estado, deixando milhares de desabrigados e desalojados e 133 pessoas mortas e a tragédia no 19º Batalhão da Polícia Militar, no Pina. Além disso, o Estado avançou na flexibilização no Plano de Convivência com a Covid-19 e retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados.
1. Após oito dias de buscas, suspeito de assassinar duas jovens é preso em Glória do Goitá
No começo do ano, as jovens Jailma Muniz de Souza, de 19 anos, e Kauany Mayara Marques da Silva, de 18 anos, foram brutalmente assassinadas no município de Glória do Goitá, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Kauany estava desaparecida desde o dia 29 de janeiro e o corpo foi encontrado dentro de um bueiro no dia 1º de fevereiro. No caso de Jailma, a jovem foi estuprada e assassinada a golpes de arma branca no dia 31 de janeiro, no Sítio Cueiras, que fica às margens da rodovia PE-50.
Após investigações e reconhecimento, Edson Cândido Ribeiro, de 35 anos, foi apontado como o suspeito de ter praticado os dois crimes. O caso teve grande repercussão e comoveu toda a cidade. O suspeito ficou foragido e após oito dias de buscas, a polícia conseguiu localizar e prender Edson no dia 7 de fevereiro. Edson será levado a júri popular pelo feminicídio de uma delas, a ex-companheira Kauany. A informação foi confirmada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O crime contra Jailma é objeto de outro processo.
Após oito dias de buscas, suspeito de assassinar duas jovens é preso em Glória do Goitá. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco
2. Suspeito de assassinar menina Beatriz é identificado e passa por audiência de instrução e julgamento
Em janeiro, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) chegou ao autor do assassinato da menina Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, ocorrido em 2015, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Preso por outros delitos, Marcelo da Silva, de 40 anos, teve o DNA identificado e confessou o crime. Em julho, as investigações foram concluídas e o relatório conclusivo foi remetido ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O suspeito foi indiciado por homicídio triplamente qualificado. No mês de setembro, após sete anos do assassinato, o acusado foi denunciado pelo MPPE.
Já em dezembro, ocorreu a audiência de instrução e julgamento de Marcelo da Silva. De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Marcelo da Silva “seguiu a orientação da defesa técnica e escolheu o direito de se manter em silêncio”. Após as diligências solicitadas pela defesa e manifestações das partes haverá a decisão a respeito da submissão ou não de Marcelo da Silva ao júri popular.
Beatriz Angélica Mota. Foto: Reprodução
3. Máscaras deixam de ser obrigatórias em Pernambuco
Com a diminuição dos índices da Covid-19 em Pernambuco este ano, o Governo do Estado, de forma gradual, retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras, importante equipamento de proteção individual que evita o contágio pela doença. No dia 29 de março, a máscara deixou de ser obrigatória em ambientes abertos. Já no dia 20 de abril, a máscara passou a ser facultativa em espaços fechados, mas continuou obrigatória no transporte público, nos hospitais, nas unidades de saúde, nas escolas e farmácias. Já em setembro, no dia 19, a máscara seguiu sendo obrigatória apenas em hospitais e serviços de saúde.
Máscaras deixam de ser obrigatórias em Pernambuco. Foto: Melissa Fernandes/ Folha de Pernambuco
4. Caso Tamarineira: réu é julgado e condenado a 29 anos, 4 meses e 24 dias de prisão
Após três dias de julgamento, em março, João Victor Ribeiro de Oliveira foi condenado a 29 anos, 4 meses e 24 dias de prisão por dirigir embriagado e causar o acidente que vitimou fatalmente três pessoas, deixando outras duas feridas em um acidente de carro na Tamarineira, na Zona Norte do Recife, em 2017. Ele foi condenado pelo triplo homicídio qualificado e pela tentativa de homicídio dos sobreviventes.
Em 26 de novembro de 2017, o então universitário João Victor Ribeiro, que tinha 25 anos na época, conduzia, alcoolizado, um Ford Fusion em alta velocidade e avançou o sinal vermelho no cruzamento da Rua Cônego Barata com a Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no bairro da Tamarineira, atingindo um Toyota RAV4, onde estavam cinco pessoas. A batida provocou a morte da funcionária pública Maria Emília Guimarães, de 39 anos; do filho dela, Miguel Neto, de 3 anos; e da babá Roseane Maria de Brito Souza, de 23 anos, que estava grávida.
O marido de Maria Emília, o advogado Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, que estava ao volante do Toyota, e a filha Marcela Guimarães, na época com 5 anos, ficaram gravemente feridos, mas sobreviveram.
Caso Tamarineira: réu é julgado e condenado a 29 anos, 4 meses e 24 dias de prisão. Foto: Ed Machado/ Folha de Pernambuco
5. Fortes chuvas atingem Pernambuco e deixam 133 mortos
Entulhos, lama e muita dor tomaram conta das ruas de diversos municípios pernambucanos da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Sul e do Agreste com as fortes chuvas que atingiram o Estado este ano. Entre maio e junho, 133 pessoas perderam a vida devido a deslizamentos de barreiras e enxurradas. Além disso, milhares de pessoas ficaram desabrigadas e desalojadas e ainda tentam se reerguer diante da tragédia.
O Governo de Pernambuco e as prefeituras anunciaram auxílios para as famílias atingidas pelas chuvas e que tiveram as suas casas destruídas, mas nem todos receberam até então. Para os familiares das vítimas fatais foi prometido um benefício continuado de um salário mínimo.
Fortes chuvas atingem Pernambuco e deixam 133 mortos. Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de Pernambuco
6. Incêndio atinge palafitas do Pina e destrói moradias
Parte dos moradores de uma comunidade localizada à beira da Bacia do Pina, na Zona Sul do Recife, viram as suas casas serem destruídas em questão de minutos pelo fogo na tarde do dia 6 de maio. O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco conseguiu controlar o incêndio no mesmo dia, mas parte das palafitas foram completamente destruídas. Felizmente, o incêndio não causou vítimas fatais.
Várias instituições e moradores de bairros vizinhos realizaram doações para ajudar as famílias atingidas. Além disso, a Prefeitura do Recife concedeu indenização por pecúnia.
Incêndio nas palafitas do Pina. Foto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco
7. Indigenista pernambucano Bruno Pereira é velado e cremado em Paulista, no Grande Recife
No dia 24 de junho, com a presença de familiares, amigos e admiradores, o indigenista pernambucano Bruno Pereira foi velado e cremado no Cemitério Morada Paz, localizado em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Bruno foi morto a tiros aos 41 anos junto com o jornalista britânico Dom Phillips, enquanto iam de barco para a cidade de Atalaia do Norte, oeste do estado do Amazonas, na região da reserva indígena do Vale do Javari, durante uma pesquisa para um livro sobre a preservação ambiental da floresta.
Eles foram vistos pela última vez em 5 de junho, e os restos mortais foram encontrados no dia 15 do mesmo mês. Porém, as identidades do indigenista e do jornalista só foram confirmadas entre os dias 17 e 18.
Indigenista pernambucano Bruno Pereira é velado e cremado em Paulista. Foto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco
8. Galo da Madrugada anuncia tema e convidados para Carnaval 2023
O maior bloco carnavalesco da terra, o Galo da Madrugada, anunciou, em novembro, o tema do seu desfile no Carnaval 2023: “Viva a Vida, viva o Frevo, viva Enéas”. O anúncio foi feito pelo presidente do bloco, Rômulo Meneses. A agremiação realiza o seu 44° desfile tradicionalmente no Sábado de Zé Pereira, que em 2023 acontecerá no dia 18 de fevereiro.
Enéas Freire, um dos fundadores do bloco, e o artista plástico Ary Nóbrega, são os homenageados do próximo desfile. O Galo da Madrugada também divulgou a camisa oficial que é assinada pelo artista pernambucano J. Borges.
Galo da Madrugada anuncia temas e convidados. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco
9. Turista alemão morre e outro fica ferido em assalto no Centro do Recife
Em dezembro, Werner Duysen, um turista alemão de 81 anos, morreu vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) no Pátio do Carmo, no Bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Assustado, ele caiu e sofreu uma pancada na cabeça durante o assalto. Werner estava acompanhado do marido, Wolfgang Werner Duysen Gurkasch, de 79 anos, que teve ferimentos leves.
O casal, que chegou em um cruzeiro que atracou no Porto do Recife, estava em passeio pela cidade. Um dos suspeitos de envolvimento no crime foi preso pela Polícia Militar de Pernambuco. Werner e Wolfgang haviam sido um dos primeiros casais gays a oficializar o relacionamento na Alemanha.
Werner Duysen Gurkasch (esq.) morreu vítima do latrocínio. Ao seu lado, o marido, Wolfgang Duysen Gurkasch. Foto: Reprodução
10. Tragédia no 19º Batalhão da Polícia Militar abala corporação
Na manhã do dia 20 de dezembro, o soldado da Polícia Militar de Pernambuco, Guilherme Barros, de 27 anos, matou a tiros a esposa, Claudia Gleice da Silva, 33, enquanto ela dormia no bairro do Malaquias, no Cabo de Santo Agostinho. Ela estava grávida de três meses.
Após matar a esposa, o assassino pegou um carro de aplicativo e se dirigiu até o trabalho, a sede do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. Ele atirou em quatro colegas antes de morrer, “provavelmente”, por suicídio. No ataque, o tenente Wagner Souza e a major Aline Maria morreram. O cabo Paulo Rebelo e o sargento Maurino Uchoa ficaram feridos.
Velório e sepultamento do tenente Wagner Souza. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco
Veja também
coreia do norte covid-19Líder nortecoreano apresenta objetivos das Forças Armadas para 2023
Governo dos EUA cogita restringir entrada de viajantes procedentes da China por Covid-19