Pátios do Terço, São Pedro e Livramento estão entre destaques. Avenidas do Forte e João Lira recebem concursos. Várzea e Morro da Conceição também estão no roteiro das agremiações, que também abrem os polos oficiais. (Foto: Ed Machado/PCR)
No primeiro Carnaval após o anúncio do Plano Recife MCP – Matriz da Cultura Popular, que inaugurou diversas estratégias de valorização das agremiações e tradições culturais ancestrais, como reajustes de 40% a 50% nos valores de cachês e premiações de concursos assegurados pelo poder público municipal, a cultura popular ganhará destaque não só entre os homenageados, mas também em todas as passarelas da festa.
Os tradicionais concursos distribuirão mais de R$ 1,3 milhão entre agremiações. Além disso, brincantes, passistas e os mais devotados defensores da folia, reunidos em blocos, troças, ursos, maracatus, bois e demais manifestações, já ganharam as ruas com as prévias, desfilando dois anos de saudade.
No Carnaval, as agremiações viverão grandes novidades. Além do protagonismo diário no palco do Marco Zero, a população ganhará o desfile De Pátio a Pátio, que reunirá, entre os dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça de Carnaval), das 16h às 19h, agremiações da cultura popular, entre elas, as vencedoras dos concursos carnavalescos de 2020, para inaugurar mais um circuito dedicado a abrir alas para a cultura popular no meio da folia, que se estenderá entre o Pátio do Livramento; Rua Duque de Caxias; Praça Dezessete; Av. Martins de Barros; Rua Primeiro de Março; Praça da Independência; Dantas Barreto; Pátio de São Pedro.
Além disso, as agremiações desfilarão suas cores e enredos vencedores também nas tardes do Recife Antigo, nos polos de bairro e em várias programações que encontrarão o folião onde ele estiver.
PROGRAMAÇÕES DA CULTURA POPULAR DURANTE O CARNAVAL
Recife Matriz da Cultura Popular, a partir das 16h
Ao longo de toda a festa, os 44 polos espalhados pela cidade, incluindo o Marco Zero, maior palco da festa, abrem sua programação com apresentações de agremiações da cultura popular
Cortejos nos bairros
Domingo, segunda e terça (19, 20 e 21), das 16h às 18h
Nos polos descentralizados, agremiações, passistas e orquestras circularão pelas ruas do entorno dos palcos, convidando a vizinhança a celebrar as tradições da cultura popular.
Corredor do Frevo
Domingo, segunda e terça (19, 20 e 21), das 15h às 20h
Tradição de muitos carnavais, o Corredor abre alas para caboclinhos, afoxés e maracatus nas principais ruas da folia, pela Rua da Moeda, Mariz e Barros, Rio Branco e Rio Branco, com a participação de oito agremiações por dia
Encontros de Agremiações
Domingo, segunda e terça (19, 20 e 21), a partir das 16h
Ao todo, 40 agremiações, entre escolas de samba, blocos líricos e maracatus de baque solto, respectivamente, desfilam no Marco Zero , a partir 16h
Concurso de Agremiações
Domingo, segunda e terça (19, 20 e 21)
Uma das mais antigas tradições do Carnaval do Recife, reunirá 206 agremiações, entre troças e blocos, grupos de frevo e maracatu de baque solto, de baque virado, tribos de índios e caboclinhos, bois, ursos e escolas de samba. Os desfiles serão na Avenida do Forte, no Cordeiro, e na Rua João Lira, Santo Amaro, novo polo, criado para garantir mais visibilidade e estruturas mais adequadas para os desfiles.
De Pátio a Pátio
Segunda e terça (20 e 21), a partir das 15h às 18h
Novidade deste Carnaval, o desfile reunirá agremiações da cultura popular, entre elas, as vencedoras dos concursos carnavalescos de 2020, entre o Pátio do Livramento; Rua Duque de Caxias; Praça Dezessete; Av. Martins de Barros; Rua Primeiro de Março; Praça da Independência; Dantas Barreto; Pátio de São Pedro.
Encontro das agremiações no Arsenal
Domingo, segunda e terça (19, 20 e 21), a partir das 16h
A cada dia de programação, 10 agremiações, entre caboclinhos, tribos de índios e blocos líricos, desfilam suas cores e enredos no entorno da Praça do Arsenal
Encontros de Bois e Ursos no Pátio de São Pedro
Domingo e segunda (19 e 20), a partir das 15h
O encontro de bois e ursos reunirá 30 agremiações para embalar as tardes de Momo no Pátio
Encontros de Caboclinhos na Várzea
Domingo (19), a partir das 15h
O encontro celebrará a tradição ancestral dos caboclinhos, com a apresentação de 25 agremiações
Encontro de Blocos Líricos no Morro da Conceição
Domingo (19), a partir das 16h
Até as 22h, 13 blocos celebram e desfilam suas tradições, com as cores e enredos dos carnavais saudosos
Encontro de Blocos Afro no Morro da Conceição
Domingo (19), a partir das 15h
Encontro de bloco Afro e afoxés no Pátio do Terço
Domingo (19), a partir das 17h
Tambores Silenciosos Mirins no Pátio do Terço
Segunda (20), a partir das 15h
Tambores silenciosos no Pátio do Terço
Segunda (20), a partir das 20h
Terça Negra Especial no Pátio do Terço
Terça (21), a partir das 17h