confira-onde-acompanhar-os-craques-que-brilharam-na-copa-do-catar

Confira onde acompanhar os craques que brilharam na Copa do Catar

É fato que Messi e Mbappé foram os grandes nomes da Copa do Mundo 2022. Os maiores, porém não os únicos. Se tem algo que o torcedor sabe é que, a cada quatro anos, alguns velhos conhecidos e algumas gratas surpresas também resolvem desfilar o talento e brilhar na principal competição de seleções do planeta. A Folha de Pernambuco traz os perfis de atletas que se destacaram no Catar. De experientes a novatos, veja onde jogam, o que fizeram na competição e o que esperar do futuro.

Lionel Messi (Argentina)


Idade: 35 anos


Posição: Atacante


Craque da Copa do Catar e eleito o melhor do mundo sete vezes, o astro argentino balançou as redes sete vezes no Oriente Médio e demonstra estar pronto, também, para os próximos compromissos do PSG na temporada. Seu próximo desafio é levar o clube francês ao inédito título da Liga dos Campeões.

Mbappé (França)


Idade: 23 anos


Posição: Atacante


Parceiro de Messi e Neymar no PSG, terminou a Copa do Mundo do Catar como artilheiro – 8 gols marcados – e contribuiu com um “hat-trick” na decisão contra a Argentina. É uma das principais atrações do Campeonato Francês, onde é o principal goleador com 12 bolas nas redes.

Hakimi (Marrocos)


Idade: 24 anos


Posição: Lateral-direito


Nascido na Espanha, mas filho de imigrantes marroquinos, foi o destaque de Marrocos na Copa. O jogador se formou na base do Real Madrid/ESP, passou por Borussia Dortmund/ALE e Internazionale/ITA e hoje defende o Paris Saint-Germain.

Amrabat (Marrocos)


Idade: 26 anos


Posição: Volante


Com passagens pelo futebol holandês e belga, Amrabat joga na Fiorentina/ITA. Ao lado de Hakimi, foi uma das peças mais sólidas da seleção, sendo chamado de “extraordinário” pelo técnico da Espanha, Luis Enrique, após encontro entre as nações, nas oitavas de final. O nome dele é especulado no Liverpool e no Tottenham.

Modric (Croácia)


Idade: 37 anos


Posição: Meia


O veterano mais uma vez desfilou o seu talento em uma Copa do Mundo, levando a Croácia ao terceiro lugar. Vice-campeão em 2018 e vencedor dos principais prêmios individuais daquele ano, desde 2012 atua pelo Real Madrid/ESP, onde é peça fundamental e já conquistou vários títulos. 

Gvardiol (Croácia)


Idade: 20 anos


Posição: Zagueiro


Gvardiol – aquele que jogava de máscara – é atleta do RB Leipzig/ALE, com passagem pelo Dinamo Zagreb/CRO. O defensor já chama atenção do Chelsea/ING, que pretende levá-lo em janeiro para a Inglaterra. 

Livaković (Croácia)


Idade: 27 anos


Posição: Goleiro


Esse nome gera péssimas recordações aos brasileiros. Algoz da Seleção nas penalidades das quartas de final, joga no Dinamo Zagreb/CRO.  Poderia ser facilmente o melhor da posição no Mundial, mas quem vem logo abaixo roubou o posto. A Copa deve fazer com que ele seja assediado por grandes equipes da Europa.

Emiliano Martinez (Argentina)


Idade: 30 anos


Posição: Goleiro


Depois de Messi, o homem mais decisivo da Argentina na Copa foi o goleiro Emiliano Martinez. Eleito o melhor da posição no Catar, defende o Aston Villa/ING desde 2020. Começou a carreira em 2008 nas categorias de base do Independiente. Esse é mais um jogador para você ficar de olho.

Julián Álvarez (Argentina)


Idade: 22 anos


Posição: Atacante


Jogador do Manchester City, Julian Álvarez marcou quatro gols na Copa e contribuiu na campanha do tricampeonato argentino. Pelo clube inglês, anotou sete vezes na temporada. Só não ganhou o troféu de revelação do mundial porque um compatriota ficou com a vaga.

Enzo Fernandez (Argentina)


Idade: 21 anos


Posição: Meia


Ex-companheiro de Álvarez no River e agora jogador do Benfica/POR, Enzo Fernandez, de 21 anos, foi eleito o melhor jogador jovem da Copa. Gigantes da Europa já estão de olho para tirar o atleta de Portugal.

Gakpo (Holanda)


Idade: 23 anos


Posição: Atacantes


Autor de três gols na Copa, Gakpo, de 23 anos, joga no PSV/HOL, mas já atrai os olhares do Manchester United. O atacante é considerado uma das maiores promessas do país nos últimos anos.

Bellingham (Inglaterra)


Idade: 19 anos


Posição: Volante


Cobiçado por Manchester United, City e Liverpool, o volante Bellingham, de 19 anos, foi um dos destaques da Inglaterra na Copa. Comandou o meio-campo da seleção e só não brigou pelo posto de revelação por conta da eliminação precoce do país. Na atual temporada pelo clube alemão, já anotou nove gols.

Olivier Giroud (França)


Idade: 36 anos


Posição: Atacante


O centroavante de 36 anos do Milan/ITA foi o vice-artilheiro da França, com quatro gols, e, de quebra, passou a ser o maior goleador da história dos Bleus, com 53 tentos, ultrapassando ninguém menos que Thierry Henry. Pelo clube italiano, nesta temporada, anotou nove gols. 

Antoine Griezmann (França)


Idade: 31 anos


Posição: Meia


Um dos pilares do bicampeonato francês em 2018, Griezmann passou em branco no Catar. No entanto, aos 31 anos, o atacante que atua com a camisa do Atlético de Madrid/ESP foi o ‘motorzinho’ na campanha do vice-campeonato. Fez como poucos, durante o torneio, a transição entre a defesa e o ataque. 

Quando e onde acompanhá-los?


Quinto colocado do Campeonato Espanhol, o Atlético de Madrid de Griezmann, é o primeiro time a entrar em campo. Nesta quinta-feira, os Colchoneros têm embate válido pela Copa do Rei. No entanto, o camisa 7 deve ser ausência. Dos que estiveram no Mundial, o primeiro a reaparecer nos gramados deve ser Bellingham com o Borussia Dortmund, já no próximo domingo, na volta do Campeonato Alemão, contra o Augsburg.

Pelo PSG, Hakimi, Messi e Mbappé têm compromisso em 28 de dezembro pelo Campeonato Francês. Dois dias depois, Enzo Fernandez estará disputando o Campeonato Português pelo Benfica, que encara o Braga. Dois dias depois, Gakpo pode figurar no amistoso de sua equipe perante o Milan, de Giroud. Ainda no dia 30, o Real Madrid de Modric tem confronto marcado contra o Valladolid, pelo Espanhol.

Amrabat, da Fiorentina, retorna a campo dia 4 de janeiro, contra o Monza, no Campeonato Italiano. Também em janeiro, mas no dia 20, Gvardiol volta a campo pelo Campeonato Alemão para enfrentar o poderoso Bayern de Munique. No dia seguinte, no Campeonato Croata, Livakovic regressa aos gramados pelo Dínamo Zagreb contra o HNK Gorica. Campeões mundiais com a Argentina, Martinez, do Aston Villa, e Álvarez, do Manchester City, devem entrar em ação pelo Campeonato Inglês nos dias 26 de dezembro, contra o Liverpool, e diante do Leeds United, respectivamente.

Veja também

Fonte: Folha PE

About Redação

Veja também

Em noite de fiscalização, Prefeito Mano aparece ao lado de Flávia Ribas que deve assumir secretaria de Infraestrutura em Jaboatão

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Os corredores e a rádio mais famosa de …