confira-o-abre-e-fecha-dos-servicos-municipais-do-recife-no-dia-do-trabalhador-(1o)

Confira o abre e fecha dos serviços municipais do Recife no Dia do Trabalhador (1º)

Ciclofaixa de Turismo e Lazer, parques urbanos, Jardim Botânico e mercados públicos são opções para população se divertir durante o feriado

Nesta quarta-feira (1), em que se celebra o Dia do Trabalhador, que relembra a trajetória das conquistas dos trabalhadores ao longo da história, alguns serviços municipais oferecidos pela Prefeitura do Recife terão horários de funcionamento alterados. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição de quem quiser curtir o dia pedalando das 7h às 16h. Para quem curte o contato com a natureza, a dica é visitar o Jardim Botânico do Recife, das 9h às 15h. Os parques urbanos também estarão de portas abertas para receber o público. Os mercados públicos e as feiras livres da cidade funcionarão das 6h às 13h. Em quatro shopping centers e no Centro de Saúde Ermírio de Moraes serão oferecidas imunização contra influenza e demais imunizantes. Confira abaixo o abre e fecha dos serviços.

EDIFÍCIO-SEDE – O edifício-sede da Prefeitura do Recife estará fechado neste feriado do Trabalhador. As atividades do prédio e o atendimento ao público serão retomados normalmente na quinta (2).

SAÚDE – No Dia do Trabalhador, os Centros de vacinação estarão aberto e oferecerão imunização contra influenza para grupos prioritários, além de atualização de calendário vacinal e covid-19, ambos para público em geral. Os imunizantes estarão disponíveis nos shoppings Tacaruna, Riomar e Recife no horário das 12h às 19h; no Shopping Boa vista, das 11h às 19h; e no Centro de Saúde Senador Ermírio de Moraes, em Casa Forte, das 8h às 18h. 

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) estará de plantão por meio do telefone 3355-7712, das 8h às 17h.

Serviços de urgência, emergência e internação permanecem 24 horas nas policlínicas Agamenon Magalhães (Afogados) e Amaury Coutinho (Campina do Barreto); nas policlínicas e maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura), e no hospital pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

Já o Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, estará aberto para partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, anexo ao HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as mulheres vítimas de violência.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife estarão fechados neste feriado. As exceções são o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na Rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia; e o Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector, localizado na Av. Recife, 700, em Areias, que atende todos os dias, das 7h às 19h. Os demais serviços e atividades serão retomados normalmente na quinta, 2 de Maio.

TURISMO E LAZER – Nesta quarta-feira, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível, das 7h às 16h, oferecendo um percurso exclusivo que passa por mais de 30 bairros. Os apaixonados em curtir a cidade pedalando podem aproveitar trechos que conectam diversos atrativos turísticos, oferecendo um dia diferenciado para toda a família. Os parques da cidade estarão abertos normalmente. O Olha! Recife estará suspenso neste dia. 

ESPORTES – As 27 unidades da Academia Recife estarão fechadas nesta quarta-feira (1). O mesmo esquema se aplica ao Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão).

CULTURA – Nesta quarta-feira dedicada ao descanso, os espaços culturais geridos pelo poder público municipal estarão fechados.

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na quarta-feira (1º), devido ao feriado do Dia do Trabalhador. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quinta-feira (02), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

MERCADOS E FEIRAS – Todas as feiras livres e os mercados públicos municipais funcionarão normalmente, no horário das 6h às 13h.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Em virtude do feriado, o projeto Praia sem Barreiras será realizado, na próxima quarta-feira (1º), das 8h às 13h, na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso. A ação consiste no banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com o uso de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis para garantir o acesso à faixa de areia e ao mar. Não precisa de agendamento prévio para participar da ação, basta comparecer ao local. É importante ressaltar que a atividade poderá ser suspensa em caso de grande volume de chuva ou de maré alta. 

Na quarta-feira (1º), não funcionarão os atendimentos realizados nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Central de Cadastro Único e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). Também não funcionarão o Centro de Referência em Cidadania LGBTI e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves.

Por outro lado, o Centro Popinho, o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas) estarão de plantão. Também mantêm o funcionamento os restaurantes populares Josué de Castro e Naíde Teodósio, que permanecem com a oferta de refeições para a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE – Nesta quarta-feira (1º), o Hospital Veterinário do Recife funciona em expediente diferenciado, aberto das 7h às 13h, para atendimento de urgência.

COMPAZ – A Rede Compaz e a Rede de Bibliotecas pela Paz estarão fechadas na próxima quarta-feira (1º), em virtude do feriado do Dia do Trabalhador.

MEIO AMBIENTE – Nesta quarta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, o Jardim Botânico do Recife (JBR) estará de portas abertas e será uma boa opção para quem quiser aproveitar o dia em meio ao verde e curtir o clima da Mata Atlântica. O equipamento ambiental, ligado à Prefeitura do Recife, funciona de terça a domingo, das 9h às 15h, com entrada gratuita. Já o Econúcleo do Parque da Jaqueira estará fechado nesta quarta-feira.

PROCON RECIFE – Em virtude do feriado do Dia do Trabalho, na quarta-feira (1/5), não haverá expediente na sede do Procon Recife, situada na Rua do Imperador, 491, bairro de Santo Antônio. Os postos de atendimento do órgão, localizados nos Compaz (Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Dom Hélder, no Coque, e Professor Paulo Freire, no Ibura) também estarão fechados. O atendimento volta a funcionar normalmente, na quinta-feira (2), das 8h às 17h.

AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E SALA DO EMPREENDEDORISMO – Em razão do feriado desde dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador, as Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes e Salas do Empreendedor do Recife não terão atendimento ao público. Na quinta-feira (15), todos os serviços funcionam normalmente, entre 8h e 16h. Os cursos de qualificação profissional também retornam, conforme horário das turmas.

PROCURADORIA MUNICIPAL – O Setor de Atendimento da Procuradoria da Fazenda Municipal (PFM), localizado  no Empresarial Riomar Trade Center,  no bairro do Pina, não abre na próxima quarta-feira (1º). O atendimento na unidade volta a ser realizado na quinta-feira (02), das 8h às 14h.

About Redação

Veja também

teatro-de-santa-isabel-celebra-174-anos-com-shows-gratuitos-neste-fim-de-semana

Teatro de Santa Isabel celebra 174 anos com shows gratuitos neste fim de semana

Sábado e domingo (duas 18 e 19), às 20h e 17h, respectivamente, um dos mais …