- Author, Redação
- Role, BBC News Mundo
As vantages de comprar um produto ou serviço online são inegáveis.
Você pode comprar quando quiser, de pijama, sem sair de casa.
E neste mundo das compras online, as avaliações de outros compradores desempenham um papel fundamental.
Quem compraria uma torradeira com uma estrela ou marcaria um horário em um salão de cabeleireiro com críticas terríveis?
No entanto, avaliações falsas em plataformas como o Google são um problema de verdade.
Elas podem ser facilmente comprados on-line e, segundo uma investigação da BBC, até mesmo clínicas médicas, pelo menos no Reino Unido, pagam por esse tipo de comentários para melhorar sua visibilidade e avaliações na web.
Avaliações positivas não são o único problema, críticas negativas também são vendidas para prejudicar um concorrente.
Evitá-las é quase impossível. Então, o que podemos fazer para distinguir um comentário falso de um genuíno?
Estas recomendações podem ajudar.
1. Elogios excessivos
De modo geral, a maioria das avaliações de positivas falsas dá ao produto ou serviço cinco estrelas, e as negativas falsas dão uma estrela.
Se você perceber que o comentário é extremamente positivo, mas não fornece nenhum detalhe real, fique atento, diz a jornalista de negócios da BBC Emma Vardy.
Estamos nos referindo a avaliações como “Este produto é ótimo, adoro esta empresa”, que não especificam a que exatamente se refere ou o que considera particularmente valioso sobre o produto ou a empresa em questão.
Provavelmente, neste caso, não foi escrito por um cliente verdadeiro.
As avaliações reais tendem a incluir não apenas elogios, mas são mais equilibradas em termos de prós e contras.
No caso de uma peça de roupa, podem, por exemplo, elogiar o material com que é confeccionada ou reconhecer que ela é exatamente como mostra o anúncio, mas criticar o prazo de entrega.
Verifique se há erros gramaticais ou ortográficos no comentário.
Isso pode indicar que copiaram e colaram informações de algum lugar e usaram um tradutor online, diz Vardy.
Observe também a linguagem e o tom em que está escrito. Uma crítica genuína tem uma linguagem natural.
Se o usuário menciona demais a marca, mais do que o realmente necessário, como se fosse uma campanha de marketing, existe a possibilidade de ser uma crítica falsa.
3. Avaliações ao redor do mundo
Veja se o usuário que fez a avaliação tem outros comentários sobre empresas locais ou se já comentou sobre produtos e serviços ao redor do mundo.
Se for o último caso, é provável que seja uma crítica falsa, observa Vardy.
Veja também o perfil da pessoa para ver quantas resenhas ela escreveu e quais outros produtos ela comprou.
O Google diz que remove comentários falsos e suspende contas que não são genuínas.
Mesmo assim, evidências mostram que alguns ainda passam por esses filtros e são publicados na web.
Fonte: BBC
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