como-chegar-e-o-que-fazer-em-capitolio:-um-guia-completo

Como chegar e o que fazer em Capitólio: um guia completo

Pra começo de conversa, vamos colocar na cabeça que Capitólio/MG não é apenas canyons beleza? É muito mais que isso, portanto reveja suas ideias quando for programar a viagem pra lá achando que não há tantos atrativos e que conheceria tudo em um final de semana. Não mesmo! O ideal seria pelo menos uma semana, mas se não tiver este tempo, reserve pelo menos uns 4 dias para a sua primeira ida a este destino.  Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

                                        

A época de maior calor em Capitólio é de setembro a março. O período que esfria vai de abril a agosto, mas calma: não é aquele frrrrrio que dá vontade de ficar na cama o dia todo. Ao longo do dia é calor, só esfria logo cedo e à noite. Fiz os passeios no mês de maio e peguei sol todos os dias, à noite fez em média 20 graus. Pra mim foi o período ideal: muitas cachoeiras não havia uma pessoa sequer, ou seja, o paraíso era todo meu, e pra fazer fotos nada melhor que não ter ninguém no lugar não é mesmo? Na alta temporada, em dezembro, janeiro e feriados, os atrativos ficam absurdamente cheios. A cachoeira vira uma praia! Você nem aproveita tanto e as fotos saem entupidas de gente. Se puder, evite a alta temporada (segunda quinzena de julho, segunda quinzena de dezembro e janeiro e a primeira de fevereiro). O único risco de ir na baixa é de em algum passeio não ter grupo formado por falta de número mínimo de pessoas, comigo aconteceu comigo na tentativa de ir à Serra da Canastra, que foge um pouco do tradicional.

                                        

O passeio de lancha principal tem como roteiro Canyon, Cascata, Vale dos Tucanos e Lagoa Azul. Esse roteiro dura três horas. É o mais procurado, mas existem ainda os de 4 horas, 6 horas e o de dia inteiro. O passeio de 4×4 é feito em duas opções: 4 h e o dia todo. E o de 4 horas pode ser realizado em dois roteiros, Fecho de Serra e Complexo da Capivara ou Pedreira e Retiro Viking. Quem já chega com grupo pode fazer um passeio personalizado  e quem chegar sozinho ou de casal é incluído nos grupos já em formação pelo hotel.

Entre os atrativos da região, a Trilha do Sol. Alguns minutinhos de carro e você chega ao parque ecológico  que tem três atrativos imperdíveis: as cachoeiras do Grito e do Poço Dourado, além do Mirante batizado de No Limite. Do local onde se estaciona o carro até os atrativos ida e volta são 3 Km de caminhada por uma trilha bem sinalizada e com instrutores em cada atrativo para tirar dúvidas e dar orientações. A cachoeira Fecho da Serra é uma delícia pra tomar banho, uma das poucas que não tem água cristalina porque a areia fica muito mexida. Mesmo assim é ótima! Até o meio dela você tem uma espécie de banco de areia e dá pra ficar em pé mesmo lá pela metade do lago. Esta é uma das mais bonitas cachoeiras da região. Tem esse nome porque está localizada entre serras. Possui o maior volume de água de Capitólio. São aproximadamente 30 metros de queda.

                                       

Tem ainda Cachoeira Cascata, Lagoa Azul, Vale dos Tucanos e muito mais. O passeio de 4×4 dura em média 4h e sai com mínimo de 4 pessoas. O destino é o Retiro Vikings, onde estão seis cachoeiras. A Pedreira Lagoa Azul, desativada há mais de 15 anos por ter dinamitado uma área de lençol freático durante exploração de minas, é incrível! São cerca de 5 Km de estrada de terra e atenção: pra chegar lá é realmente uma pedreira! Acho que nem é todo carro 4×4 que consegue passar ali. Não arrisque! O lugar tem morros enormes de pedras dinamitadas, em meio a lagos formados por água do lençol freático e também pela água da chuva. É um cenário de filme: cheio de mistério, dá até um pouco de medo. Tem mirantes ótimos pra fazer foto e o pôr do sol é lindo! E o famoso Mirante dos Canyons, ponto mais fotografado de Capitólio, onde ninguém deixa de ir para fazer aquela foto com os paredões de pedra ao fundo, cortado pela represa de Furnas. Os paredões chegam a mais de 70 metros de altura, é realmente uma vista incansável! Para saber tudo deste destino (passeios, preços, distâncias) basta clicar AQUI!

Veja também

Fonte: Folha PE
Autor: Fabiano Antunes

About Redação

Veja também

Aniversário do Jaboatão: Sesc e Prefeitura entregam 12 quadras de beach tennis na Orla de Piedade

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Orçado em R$ 500 mil, complexo para a …