As comissões da Mulher e Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovaram nesta quarta-feira (06) projetos que beneficiam gestantes e coíbem o racismo contra mulheres em campos de futebol e ginásios esportivos. Também passou pelo voto dos parlamentares da comissão da Mulher um projeto de lei que reserva vagas para mulheres em concurso público para cargos na área de segurança pública.
O PL 3033/2022, que institui a Política Estadual de Atendimento à Gestante, é de autoria do deputado William Brígido (Republicanos). Segundo a relatora do projeto, deputada Simone Santana (PSB), “a aprovação é importante para assegurar às mulheres o direito à saúde e a um parto humanizado, de qualidade e saudável”.
A Comissão da Mulher também deu aval ao substitutivo 01/2022, de autoria da Comissão de Justiça ao Projeto de Lei 2069/2021, dispondo sobre a reserva para as mulheres de 20% das vagas em concursos públicos para cargos em órgãos de segurança pública. A matéria foi proposta pelo deputado Gustavo Gouveia (SD).
Racismo em campo
Para coibir agressões e atos de racismo contra mulheres em estádios e ginásios esportivos, a Comissão da Mulher aprovou o projeto do deputado Clodoaldo Magalhães (PV) que dispões sobre o assunto. A proposta trata das penalidades administrativas que devem ser aplicadas contra atos de racismo e LGBTi fobia.
Durante a reunião da Comissão da Mulher, a deputada Roberta Arraes (PP) anunciou a premiação que a Alepe promoverá de “Prefeitura Amiga das Mulheres”. A condecoração acontece no próximo dia 18, em sessão solene às 18 horas, no auditório Sérgio Guerra. Serão contemplados os municípios vencedores dos anos de 2020, 2021 e 2022.
Fonte: Assessoria Prefeitura do Jaboatão
Foto: Divulgação/Prefeitura