Evento realizado pela Prefeitura do Recife em parceria com o Conselho Municipal da Assistência Social reune organizações da sociedade civil, trabalhadores e usuários da assistência social (Foto: Hélia Scheppa/PCR)
Para fortalecer a gestão democrática da política de assistência social do Recife, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), iniciou a 14ª Conferência Municipal da Assistência Social nesta segunda-feira (10). A solenidade de abertura contou com a apresentação cultural da Orquestra Criança Cidadã. A 14ª Conferência da Assistência Social segue até a próxima quarta-feira (12) na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Para discutir o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, compareceram à mesa de abertura a secretária Ana Rita Suassuna, a representante do Ministério do Desenvolvimento Social Solange Teixeira e o presidente do CMAS, Edson Lima. Também foram representados na mesa o Conselho Estadual de Assistência Social, a Sociedade Bíblica do Brasil e a sociedade civil usuária da política pública.
A secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna, reforçou a importância da luta permanente para consolidar as políticas públicas de assistência social. “Todos os dias, saímos de casa na perspectiva de melhorar, qualificar e ampliar a rede de atendimento da assistência social em Recife. Conseguimos construir pontes com as pessoas graças a essas representações que estão aqui e aos trabalhadores e trabalhadoras da sociedade civil e da gestão, porque sozinho a gente não consegue construir nada”, reforçou a secretária.
Nesta terça-feira (11), haverá a formação dos Grupos de Trabalho para debater os eixos de financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; e benefícios e transferência de renda. A Conferência da Assistência Social é um espaço deliberativo de participação social que tem o objetivo de avaliar a Política de Assistência Social e propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento e fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Os temas a serem debatidos na 14ª Conferência Municipal da Assistência Social são estabelecidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social.
Você precisa fazer login para comentar.