com-jogo-de-tabuleiro,-cttu-capacita-tecnicos-de-seguranca-viaria-do-recife

Com jogo de tabuleiro, CTTU capacita técnicos de segurança viária do Recife

Atividade lúdica baseada no Manual de Desenho de Ruas do Recife auxilia no aprendizado sobre a transformação das vias para as pessoas (Foto: Josenildo Gomes)

Para disseminar informações sobre o Manual de Desenho de Ruas do Recife  e, assim, promover espaços mais seguros para todas as pessoas, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), elaborou um jogo de tabuleiro com informações do documento. A atividade foi desenvolvida em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária (BIGRS, da sigla em inglês), através da Iniciativa Global de Desenhos de Cidades (GDCI). Nesta quarta-feira (15), as primeiras partidas oficiais foram disputadas entre estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e, ao longo da semana, outras universidades e técnicos da Prefeitura do Recife terão oportunidade de participar do jogo, que funciona como uma capacitação sobre as premissas do Manual de Desenhos de Ruas do Recife. A atividade faz parte da programação do Maio Amarelo na capital pernambucana.

O jogo consiste em transformar uma via de acordo com as premissas estabelecidas na publicação. Cada partida pode ser disputada por até cinco participantes, que escolhem os seus peões. No início, é sorteada uma tipologia de via – como via de morros, via com área comercial, grandes avenidas etc. Ao começar, os competidores jogam os dados e vão andando as casas do tabuleiro. Em cada casa, precisam realizar ações como responder perguntas para receber o orçamento, ganhar ou tirar ferramentas de implantação de projetos e, quando utilizarem, precisam justificar como aplicar aquela ferramenta de acordo com o manual para fixar as informações estabelecidas no documento. É permitida a consulta ao Manual. Vence o jogador que chegar primeiro ao fim, caso todo o grupo tenha conseguido adequar as ruas com premissas como seguranças para todos os modais e atratividade para via.

“O Manual de Desenho de Ruas do Recife é uma publicação que tem o objetivo de nortear os técnicos da cidade para transformar as vidas de maneira que sejam seguras para todas as pessoas, garantindo uma utilização do espaço urbano justa e democrática”, destaca Antônio Henrique, gerente geral de mobilidade humana da CTTU. A publicação traz o conceito de que as ruas devem ser ocupadas cumprindo diversas funções como, por exemplo, a econômica, para dar espaço ao comércio e ao trabalho; a social, promovendo igualdade na distribuição do espaço e acesso a todas as pessoas; a ambiental, com espaços mais arborizados e menos emissão de gases poluentes, além da cultural, com encontros e espaços para manifestações artísticas.

LINHA DO TEMPO – A publicação do Manual de Desenho de Ruas do Recife é mais uma etapa do Plano de Mobilidade da Cidade, instituído pela Lei Municipal nº 18.887/2021, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal do Recife. Em 2023, o poder público realizou consultas internas e externas para o lançamento do Manual de Desenho de Ruas, que estabelece diretrizes para divisão do espaço público nas vias municipais do Recife e é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 37.106/2023.

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-avanca-com-as-obras-de-drenagem-e-pavimentacao-da-avenida-mario-melo

Prefeitura do Recife avança com as obras de drenagem e pavimentação da Avenida Mário Melo

A intervenção de requalificação, prevista para durar oito meses, conta com investimento da ordem de …