Com goalball e basquete em cadeira de rodas, Jogos Paralímpicos do Recife retornam ao calendário esportivo da capital

com-goalball-e-basquete-em-cadeira-de-rodas,-jogos-paralimpicos-do-recife-retornam-ao-calendario-esportivo-da-capital

Quadras, pista e piscina estarão movimentadas nesta sexta (26/11) e sábado (27/11), no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). Os Jogos Paralímpicos do Recife estão de volta ao calendário de atividades da capital pernambucana. Em 2020, o momento da pandemia do novo coronavírus impediu a realização da competição. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, o evento é realizado desde 2017 e, este ano, conta com 201 atletas, além de homenagens a grandes figuras do desporto brasileiro.

O evento é gratuito e aberto ao público, que deverá usar máscara para acessar os locais de competição. A abertura da competição acontece às 8h desta sexta (26/11), com o goalball, na quadra principal do Geraldão. Lá, estarão presentes Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes da Prefeitura do Recife, Yane Marques, secretária executiva de Esportes, e Larissa Lellys, gerente de atividades esportivas. Às 13h, também no ginásio, mas na quadra dois, tem a disputa do basquete em cadeira de rodas. 

“Passa uma energia muito boa para a gente cada vez que um desses nossos eventos retornam ao calendário esportivo da cidade”, comemora Yane Marques, secretária executiva. “Os Jogos Paralímpicos do Recife contam com paratletas de alto nível, e ainda vamos homenagear estrelas do nosso desporto e paradesporto. É uma honra imensa estar construindo isso ao lado de tanta gente boa, e gerar esse estímulo”. 

Oito personagens do esporte brasileiro receberão homenagens. São eles a nadadora Etiene Medeiros; os treinadores Ismael Marques e Poliana Silva; e os paratletas Ana Cláudia Silva, Leylane Castro, Raimundo Nonato, Jardiel Soares e Andreza Vitória. As entregas de placas acontecerão tanto no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, às 9h da sexta (26) quanto no Geraldão, às 10h e 15h do sábado (27). 

Haverá álcool 70% no local e os presentes deverão usar máscaras, quando não estiverem em disputa de provas. O evento ainda contará com a presença de 35 voluntários, que darão suporte no transcorrer do torneio. Todos são estudantes de educação física da Universidade Federal de Pernambuco, Uninassau e Unibra. 

SERVIÇO 

26/11 – Sexta-feira 

9h – Goalball (Geraldão, ginásio principal) 

13h – Basquete em cadeira de rodas (Geraldão, quadra dois) 

27/11 – Sábado 

9h – Atletismo (Santos Dumont, pista de atletismo) 

9h – Natação (Santos Dumont, piscina) 

9h – Parabadminton (Geraldão, quadra dois) 

9h – Fut5 (Geraldão, quadra três) 

14h – Vôlei sentado (Geraldão, ginásio principal)

Deixe um comentário