com-estoque-critico-de-sangue,-hemope-solicita-doacoes-para-a-populacao-pernambucana

Com estoque crítico de sangue, Hemope solicita doações para a população pernambucana

Devido às fortes chuvas que ocorreram no Recife, as férias escolares e as festas de São João, as doações de sangue diminuíram na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). O hemocentro alerta a população para a necessidade de mais doações. Atualmente, o estoque de sangue está em níveis críticos, especialmente os tipos O e A , que são os mais procurados. 

Atualmente, a média diária está em 200 doações, porém a instituição necessita de pelo menos 300 doações por dia para suprir as necessidades da demanda hospitalar. O Hemope solicita o apoio dos seus doadores e da população em geral e ressalta que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.  

De acordo com a diretora de Hemoterapia, Anna Fausta, a solidariedade da população é fundamental para esse momento. 

“Não há o substituto para o sangue, então precisamos do doador de sangue que possa fazer sua doação para coletarmos o seu sangue e transformá-lo em vários hemocomponentes que serão ofertados para as pessoas que estão necessitando de transfusão (como é o caso de pessoas acidentadas e pacientes com oncologia)”, afirmou.

O Hemope Recife fica localizado na rua Joaquim Nabuco, nº 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. A instituição funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, das 7h15 às 18h30.

Como doar

O candidato a doar sangue deve estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos. Para aqueles com 69 ou mais, é necessário que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Já os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável legal. O pré-doador também deve pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado antes da doação.

Documentação necessária

É necessário que o doador leve um documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social), além do cartão de vacina com as duas doses contra Covid-19, e estar com máscara. 

Veja também

About Redação

Veja também

Aos gritos de “João Governador”, Mercado das Mangueiras recebe primeira agenda de João Campos em Jaboatão

Por Luiz Gonzaga Jr JABOATÃO DOS GUARARAPES – O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João …