Depois de uma pausa de 44 dias para a realização da Copa do Mundo, a Premier League é o primeiro dos grandes campeonatos europeus a voltar, e será nesta segunda-feira (25) com o seu tradicional e tão esperado Boxing Day, em que o líder Arsenal vai enfrentar o vizinho West Ham.
Líder com 37 pontos, cinco a mais que o primeiro concorrente Manchester City, os ‘Gunners’ já sonham com o título da liga que não conquistam desde 2004.
Mas segundo o seu treinador, o espanhol Mikel Arteta, o Arsenal não está disposto a dar presentes de Natal nesta segunda às 17h (horário de Brasília) ao West Ham, que é 16º na tabela.
“Jogamos em casa. O Boxing Day é um jogo muito especial na história do campeonato, o clima familiar é sempre incrível, queremos aproveitar ao máximo, mas acima de tudo queremos manter a nossa sequência”, disse o treinador basco.
Sua equipe tem um retrospecto impressionante de doze vitórias, um empate e uma derrota (no início de setembro em Old Trafford).
“Esta segunda parte da temporada vai ser interessante e intensa, estamos realmente ansiosos para recomeçar”, garantiu Arteta.
A Copa do Mundo de 2022 provocou baixas no elenco do time do norte de Londres: o brasileiro Gabriel Jesus, autor de cinco gols e cinco assistências na Premier, machucou o joelho no Catar e “é muito difícil estabelecer uma data para seu retorno”, reconheceu Arteta, que não descarta a chegada de um reforço no setor ofensivo durante a janela de transferências de janeiro.
Mesmo sem Gabriel Jesus, o Arsenal entra como franco favorito neste duelo londrino: “É realmente muito difícil recomeçar com um jogo como este”, reconheceu o treinador do West Ham, David Moyes, cuja equipe somou apenas 14 pontos nos primeiros quinze jogos do campeonato.
Também na segunda-feira, o Newcastle, que surpreende ao ser o terceiro colocado com 30 pontos, viaja para enfrentar o Leicester (13º) com a intenção de reforçar suas chances de disputar a próxima Liga dos Campeões e desferir um primeiro golpe moral nos ‘Foxes’, a quem os ‘Magpies’ vão enfrentar novamente em janeiro pelas quartas de final da Copa da Liga Inglesa.
Outros candidatos à Liga dos Campeões, Tottenham (4º) e Manchester United (5º), respectivamente, enfrentam Brentford (10º) na segunda-feira e Nottingham Forest (18º) na terça-feira, enquanto o Liverpool (6º) visita o Aston Villa (12º), que não poderá contar com seu polêmico goleiro Emiliano Martínez, que ainda está descansando na Argentina assim como os demais tricampeões mundiais que atuam na Premier League.
O técnico do Tottenham, Antonio Conte, está convencido de que seu atacante Harry Kane já terá digerido seu pênalti perdido nas quartas de final da Copa do Mundo contra a França diante de seu companheiro de equipe Hugo Lloris, que custou a eliminação dos ‘Three Lions’.
Erling Haaland, por sua vez, não disputou o Mundial do Catar porque a Noruega não conseguiu se classificar, mas já mostrou que vai precisar contar com ele. Seu time, o Manchester City, enfrentará o Leeds na quarta-feira, no encerramento do Boxing Day.
O artilheiro da Premier League (18 gols) já voltou aos gramados e fez um gol na vitória de sua equipe (3 a 2) sobre o Liverpool, pela Copa da Liga, no dia 22 de dezembro.
“Estamos prontos, mentalmente e fisicamente”, alertou o argelino Riyad Mahrez.
Programação da 17ª rodada da Premier League:
Segunda-feira (26)
9h30
Brentford x Tottenham
12h
Southampton x Brighton
Crystal Palace x Fulham
Everton x Wolverhampton
Leicester x Newcastle
14h30
Aston Villa x Liverpool
17h
Arsenal x West Ham
Terça-feira (27)
14h30
Chelsea x Bournemouth
17h
Manchester United x Nottingham Forest
Quarta-feira (28)
17h
Leeds United x Manchester City
Veja também
Campeonato Espanhol Rei do futebolAtlético de Madrid empresta atacante brasileiro Matheus Cunha ao Wolverhampton
Santos prestará homenagem a Pelé em sua camisa na próxima temporada
Fonte: Folha PE