As inscrições começam nesta sexta (14) e seguem até o dia 23 de julho via formulário online (Foto: Uenni/PCR)
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, abriu nesta sexta (14) as inscrições para artistas credenciados ou vinculados ao edital do Colorindo o Recife participarem da primeira edição da exposição do programa. A mostra, intitulada “EXPO Colorindo – Arte Urbana e Conexões Territoriais”, tem como objetivo destacar expressões culturais de diversas localidades, convergindo em um espaço simbólico da cidade: o centro do Recife. As inscrições estarão disponíveis até o dia 23 de julho e podem ser realizadas através do site http://bit.ly/expocolorindo.
“A ideia da exposição de arte nasceu a partir dos próprios artistas durante a avaliação do edital do Colorindo o Recife, da Prefeitura do Recife. Estamos muito felizes por programar e criar uma oportunidade de aproximar ainda mais as pessoas da arte que é feita na nossa cidade! Esperamos que essa experiência contribua para fortalecer a relação entre público e os artistas”, conta a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.
A abertura da exposição ocorrerá no dia 11 de agosto, data em que se celebra os 50 anos do movimento hip hop, como uma homenagem e valorização de uma de suas formas de expressão: o graffiti. Será uma oportunidade para os artistas urbanos do Recife, que vivem e expressam essa cultura diariamente, exibirem seu trabalho autoral, reunindo discursos, planos de fundo e histórias individuais que trazem sua manifestação visual para o contexto urbano. A exposição seguirá gratuita e aberta ao público nos dias 12, 14, 15, 16, 17 e 18 de agosto, na Casa Zero, localizada na Rua do Bom Jesus, nº 227, no Bairro do Recife.
Podem participar da exposição os artistas habilitados nas categorias “painel” e “oficina”, bem como aqueles que integraram ou integram as comissões avaliativa e de acompanhamento. O tema é livre e cada artista poderá submeter uma tela com tamanho máximo de 1m², utilizando materiais como MDF, compensado, madeirite, tecido, tela de pintura (com ou sem moldura) ou acrílico. Durante o processo de inscrição, é obrigatório enviar uma mini bio, um texto descritivo da obra e as especificações das dimensões e dos materiais utilizados. É importante ressaltar que os artistas devem estar disponíveis para levar suas obras ao local da exposição no período de 24 de julho a 4 de agosto.
COLORINDO O RECIFE – O programa é uma importante política pública do município para valorização e suporte à arte urbana. Por meio de edital público, a Secretaria Executiva de Inovação Urbana subsidia a execução de painéis e oficinas, fomentando a prática e o ensino da arte urbana e valorizando artistas. Em suas intervenções, os artistas do Colorindo o Recife trazem o impacto da sua poesia visual ao contar histórias dos territórios onde atuam, enquanto contam suas próprias histórias e vivências particulares.