Entre os acordos que Brasil e China firmaram estão os que tratam da questão climática. Os dois países se comprometeram a ampliar a cooperação bilateral em áreas como desenvolvimento de economia sustentável e de baixo carbono, energias renováveis, tecnologias verdes, além da eliminação do desmatamento e da exploração da madeira ilegal.
Na declaração conjunta divulgada nesta sexta-feira, estão, ainda, a disposição no compartilhamento de tecnologias, especialmente do satélite CBERS6 que vai permitir um monitoramento melhor da cobertura florestal e a criação de um Subcomitê de Meio Ambiente e Mudança Climática dentro do Comitê de Alto Nível China-Brasil.
A ministra Marina Silva, em discurso na cerimônia de assinatura, afirmou que os dois países vão trabalhar para atingir os objetivos firmados no Acordo de Paris, em 2015.
As conversas também foram no sentido de garantir uma COP 28, no fim do ano em Dubai, bem sucedida e para que os países desenvolvidos assumam a liderança na redução de emissões e os países em desenvolvimento trabalhem para isso.
Fonte: Agência Brasil