Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco
A deputada federal, Clarissa Tércio ( PP),se uniu às mães de autistas e pessoas com deficiência, para acompanhar junto ao Ministério Público audiência em Jaboatão dos Guararapes.
A parlamentar recebeu, em seu escritório político, Ana Keite, que falou em nome de quase duzentas mães jaboatonenses de filhos com deficiência, que buscam obter acesso a tratamentos e terapias para seus filhos.
Na ocasião, Ana Keite que também representa a AMAR- Aliança de Mães e Famílias Raras, pediu o apoio da deputada e a convidou para participar de audiência pública que acontecerá, no próximo dia 20 de novembro, às 9h, no Ministério Público de Jaboatão dos Guararapes para tratar sobre serviços e tratamento multidisciplinar para pessoas com deficiência e autistas do município.
“Ao longo do meu mandato como deputada estadual, recebi muitas denúncias de mães de crianças com deficiências e autistas sobre a falta de serviços e de atendimento para pessoas com deficiência e autistas, no município de Jaboatão dos Guararapes. As pessoas com deficiência e autistas precisam ter seus direitos garantidos. Necessitam dos serviços especializados para se tratar e poder ter uma melhor condição e qualidade de vida. Faço questão de declarar todo meu apoio e dizer que elas não estão sozinhas e que podem contar com a minha voz nesta luta”, afirmou Clarissa Tércio.
A deputada disse ainda que vai participar da audiência, acompanhando esse caso de perto, cobrando providências e responsabilidade da gestão, para que medidas urgentes sejam adotadas e essas mães não se sintam desamparadas.
No último dia 03 de Abril de 2023, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, inaugurou, o Núcleo de Atenção Terapêutica (NAT), localizado na avenida Dom Carlos Coelho, Lote 92, s/n, no Jaboatão Centro.
O novo espaço chegou para ampliar a rede de reabilitação municipal e oferecer aos usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terapias específicas de estimulações sensoriais e de aprendizagem. A unidade atende crianças e adolescentes do Jaboatão Centro, diagnosticados com TEA, entre 18 meses e 18 anos de idade.
A Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, no Jaboatão, foi instituída através da Lei municipal número 1.505/22. A unidade foi planejada e equipada para ofertar terapias multidisciplinares, com apoio de terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista, nutricionista e psiquiatra infantil.
Todas as dependências do NAT são acessíveis e possibilitam as vivências de integração sensorial e atividades do cotidiano, por meio de atendimento individualizado e compartilhado, com participação da família ou em grupos.
A autônoma Maria Cristina Prudêncio levou seu filho João Paulo, de 4 anos, para iniciar a reabilitação no NAT. Há dois anos, o seu pequeno foi diagnosticado com TEA e desde então, ele é atendido na rede municipal de saúde.
“Percebi que meu filho é muito agressivo e dormia muito pouco. Na unidade de saúde o neuro-pediatra fechou o diagnóstico de autismo do meu filho. Para fazer a reabilitação eu tinha que me deslocar para o bairro de Massangana. Agora, com a chegada desse núcleo no Jaboatão Centro, ficou mais fácil para mim, já que eu moro em Vila Rica, achei ótimo”, disse a autônoma.
Em tempo – Após 4 anos como deputada estadual e 1 como deputada federal, essa é a primeira vez que Clarissa “aparece” em Jaboatão para participar do debate sobre o tema. Coincidência ou não a 11 meses das eleições de 2024 onde ela é pré-candidata. O mal do político é esse !