A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em nove cidades do Brasil que foram atingidas por desastres naturais. A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada, nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial da União (DOU). Entre os municípios citados, está a cidade de Quipapá, na Mata Sul do Estado.
O município pernambucano teve sua situação de emergência reconhecida após as fortes chuvas atingirem a cidade nas últimas semanas.
As outras oito cidades que tiveram situação de emergência são as seguintes:
– Barreirinha-AM (inundações)
– Concórdia-PA (inundações)
– Satuba-AL (atingida por chuvas intensas)
– São Bernardino-SC (atingida por chuvas intensas)
– Remanso-BA (estiagem)
– Coronel João Sá-BA (estiagem)
– Solonópole-CE (estiagem)
– Betânia do Piauí-PI (estiagem)
Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD, a partir do Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos de capacitação.
Veja também
Vacina DiplomaciaHPV: vacinação é ampliada para homens de até 45 anos imunossuprimidos
EUA vão manter relação próxima com Reino Unido após renúncia de Johnson
Você precisa fazer login para comentar.