A demolição do edifício de sete andares, número 88, localizado na Rua da Guia, no bairro do Recife Antigo, teve continuidade na manhã desta segunda-feira (13). A ação iniciou no último sábado (11) e a previsão é que seja finalizada em três meses.
Uma preocupação para o andamento das obras poderia ser o período de inverno., principalmente por causa das fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife nas últimas semanas. No entanto, segundo Elaine Hawson, gerente geral de Engenharia da Defesa Civil do Recife, as chuvas não devem atrapalhar, pois “a demolição é feita de forma mecanizada”.
Elaine também detalhou que a Prefeitura do Recife está assumindo os custos da demolição, inicialmente, porém o valor deve ser repassado aos proprietários do imóvel após a conclusão.
O processo está com um prazo longo devido aos riscos de desabamento e por precaução para não danificar outras estruturas próximas. André Navarro, engenheiro civil e responsável técnico da empresa que está à frente da demolição, explicou como está sendo feita a demolição.
“É um trabalho que requer muita atenção para ser executado, porque o prédio está desabando. O equipamento utilizado não causa impacto na estrutura, pois funciona por esmagamento. A demolição começa de cima para baixo, sempre visando os elementos não estruturais, para depois atingir os estruturais,” disse.
A obra poderia ser executada com maior velocidade, caso fosse adotado o método de implosão, o que não foi possível. “Para implodir um prédio, você precisa entrar dentro dele. Nesse caso não foi possível a entrada no edifício pelo risco de desabamento”, contou André.
Veja também
Estados Unidos Folha PetIncêndio cresce na Califórnia em meio a temperaturas extremas
Com 35 cachorros, idosa precisa de ajuda para salvar animais