chuva-passa-dos-50-mm-no-recife-e-causa-pontos-de-alagamento;-veja-maiores-indices-do-estado

Chuva passa dos 50 mm no Recife e causa pontos de alagamento; veja maiores índices do Estado

As chuvas na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata de Pernambuco, nesta quarta-feira (22), causaram alagamentos e transtornos para moradores de algumas cidades dessas regiões. 

A precipitação começou a cair na madrugada, conforme havia sido alertado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Na capital pernambucana, várias vias ficaram alagadas, como as avenidas Dois Rios e Recife, a Estrada dos Remédios e diversos pontos da avenida Agamenon Magalhães, segundo informou a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). 

Às 6h16, a Central de Operações de Trânsito identificou os seguintes pontos de alagamento:

Av. Dois Rios – Entrada da Vila do Sesi – Ibura;

Av. Recife – Próx. à saída do Ibura;

Estrada dos Remédios – Mercado Público de Afogados;

Rua do Acre x Estrada dos Remédios; pic.twitter.com/UOCuC5TWyp

— CTTU Recife (@CTTU_Recife) June 22, 2022

De acordo com o monitoramento em tempo real da Apac, o ponto do Estado onde mais choveu foi o bairro de Areias, no Recife, com o registro de 70,40 mm nas 24 horas contadas até 12h40.

Em seguida, aparece o bairro do Pina, também no Recife, com acumulado de 58,74 mm no mesmo período [veja onde mais choveu no final do texto].

Segundo a Apac, as precipitações são causadas pela atuação do Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), o mesmo fenômeno que atuou entre o fim de maio e começo de junho e causou as chuvas devastadoras acima da média histórica no Estado. A tendência, inclusive, é de permanência das chuvas pelos próximos dias. 

O alerta meteorológico de nível laranja, quando há uma previsão de condição significativa dos fenômenos meteorológicos com risco moderado a alto e com potencial severo, é válido até 23h59 desta quarta-feira, ao menos. 

Ainda segundo a Apac, há previsão de que a onda de leste entre no continente e cause chuvas também no Agreste pernambucano a partir da tarde e noite de quarta-feira.

Veja onde mais choveu:


Areias, Recife – 70,40 mm


Pina, Recife – 58,74 mm


Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes – 56,98 mm


Ibura, Recife – 54,75 mm


Ipojuca – 48,79 mm


Curado II, Jaboatão dos Guararapes – 48,47 mm


São Lourenço da Mata – 46,20 mm


Enseada dos Corais, Cabo de Santo Agostinho – 45,71 mm


Timbi, Camaragibe – 45,71 mm


Sirinhaém – 43,78 mm

*atualizado às 13h15

Veja também

About Redação

Veja também

Após quase 30 anos, Junina Rojão recoloca Jaboatão na final estadual de quadrilhas de Pernambuco

Após três décadas grupo recoloca Jaboatão dos Guararapes entre as finalistas do campeonato estadual. A Quadrilha Junina …