cerca-de-21-mil-moradores-do-bairro-do-passarinho-terao-fim-ou-reducao-do-rodizio-de-agua

Cerca de 21 mil moradores do bairro do Passarinho terão fim ou redução do rodízio de água

A partir desta sexta-feira (9), 21 mil moradores do bairro do Passarinho, que fica entre o Recife e Olinda, na Região Metropolitana, serão contemplados com o fim ou a redução do rodízio de água.

Isso porque a primeira etapa da obra de abastecimento da área foi concluída pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), possibilitando fornecimento diário a 42% das residências, beneficiando mais de 8.600 pessoas, e reduzindo o rodízio para cerca de 12.300 moradores.

Antes, o esquema de abastecimento era de um dia com água e quatro sem. Agora, a população terá água nas torneiras um dia sim e dois não. 

Segundo a presidente da Compesa, Manuela Marinho, para viabilizar uma maior oferta de água para o bairro do Passarinho, que possuía pontos críticos de atendimento, a Compesa investiu R$ 2,7 milhões em um conjunto de intervenções, como a perfuração de três poços profundos no aquífero da Guabiraba, aumentando a produção em 35 litros de água por segundo para a área.

Para transportar esse volume, foi necessário construir uma adutora de 1,5 quilômetro e 2,4 quilômetros de rede de distribuição. A água captada nos poços da Guabiraba seguirá pela nova adutora até o reservatório Vila Conceição 2 e, dele, para a rede de distribuição.

“Estamos executando a segunda etapa desta obra, e a nossa meta é retirar mais mil pessoas do regime de rodízio até o final deste mês”, afirmou Manuela.

Atualmente, a Compesa constrói uma outra adutora de dois quilômetros de extensão, que pretende levar água diária para outro trecho do bairro do Passarinho.

Veja também

About Redação

Veja também

Nino de Enoque celebra anúncio da governadora sobre licitação do trecho do Arco Metropolitano entre Moreno e a BR-101 Sul

O deputado estadual Nino de Enoque ( PL) celebrou neste sábado, a publicação no Diário …