Nesta segunda-feira(29), data em que se comemora o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, o Centro de Referência em Cidadania LGBTI do Recife completa 8 anos de existência. O espaço é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, via Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), e foi criado com a missão de garantir o direito à cidadania para todas as pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais (LGBTI ) do Recife. O centro oferece serviços e atendimentos específicos para vítimas de discriminação e violência com base na orientação sexual ou identidade de gênero e desde a sua criação já realizou mais de 16 mil atendimentos.
“O Centro de Referência hoje é um dos principais equipamentos da Prefeitura do Recife, construído para diminuir a desigualdade e garantir a cidadania da população LGBTI e ao longo desses 8 anos foi possível avançar na construção de uma Recife Sem Preconceito e Discriminação”, destacou Wellington Pastor, gerente-geral de Direitos Humanos do Recife
De acordo com Irene Freire, coordenadora do Centro de Referência em Cidadania LGBTI do Recife, o principal papel da casa é planejar, articular, monitorar, sistematizar, executar e avaliar ações na área de promoção, defesa e difusão de direitos LGBTI no município do Recife. “Quem vem ao centro está em busca de apoio e nosso papel é defender os direitos humanos em todos os seus vieses e interfaces para a promoção da cidadania de forma integral e articulada, multidisciplinar e transversal”, ressaltou Irene.
Ela também afirma que o município vem ampliando as políticas públicas para esse segmento no Recife, destacando a criação da Casa de Acolhimento Municipal LGBTI Roberta Nascimento, inaugurada no último dia 15 de agosto. Trata-se de um ambiente de apoio e segurança para que os acolhidos e acolhidas possam se fortalecer e se tornar independentes, a partir dos mecanismos oferecidos pela rede municipal. Atualmente, a rede de atendimento à população LGBTI é composta pelo Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI , na Boa Vista, pela Casa de Acolhimento Municipal LGBTI Roberta Nascimento, que fica no bairro da Iputinga, os dois ambulatórios de atendimento de cuidados de saúde.
O Centro de Referência em Cidadania LGBTI do Recife oferece atendimento jurídico, psicológico, assistencial e de orientação e acompanhamento às vítimas e familiares, com suporte de uma equipe multidisciplinar composta por nove profissionais especializados para o atendimento a essa população. integral, como o Ambulatório LGBTI Patrícia Gomes e o Ambulatório LBT. “Quem chega ao Centro de Referência Cidadania LGBTI é acolhido e encaminhado para as redes de saúde, assistência ou educação, ou seja, é preciso passar primeiro pelo Centro para que a gente possa compreender a vida dessas pessoas e a partir daí fazer esse encaminhamento”, explicou Irene.
Centro de Referência em Cidadania LGBTI