PUBLICIDADE
A manhã desta quinta-feira (02), foi bastante movimentada na Central de Abastecimento de Caruaru. A 4ª edição do programa “Ceaca sem Desperdício” foi realizada no Auditório João Lyra Neto da CEACA, onde contou com a presença de 20 mulheres representantes da sua família. A ação tem por objetivo entregar cestas de alimentos a famílias de baixa renda, instituições de caridade, além de reunir mulheres, mensalmente, para debater temas importantes sobre saúde e bem-estar.
A temática do mês de março, considerado o mês da mulher, foi sobre fibromialga e alzheimer. As participantes ouviram o relato da coordenadora do setor de cobrancas da CEACA, Janaina Barros que convive com a fibromialgia. “Desde que eu descobri que estava com a doença, procurei diversas opiniões médicas, e depois de muito medicamento, me tratando junto a uma reumatologista, fui indicada pela própria doutora a fazer pilates e buscar um nutricionista para uma mudança nos hábitos alimentares”, contou.
Logo em seguida, a nutricionista da CEACA, Nayara Araújo trouxe uma explicação sobre a alimentação ser uma importante aliada para prevenção e tratamento de doenças como fibromialgia e alzheimer. “Alimentos como peixe, abacate, folhagens, banana, chocolate amargo, açafrão, feijão e gengibre são alimentos que auxiliam na prevenção e no tratamento dessas doenças”, pontuou.
Por fim, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Central de Abastecimento, fez uma reverência a todas as mulheres de Caruaru, nesse mês, todo dedicado elas, onde as participantes receberam rosas vermelhas.
Fibromialgia e Alzheimer
A fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica, mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço extremo.
A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.
Foto: Nayara Araújo
Fonte: Prefeitura de Caruaru