camarote-da-acessibilidade-do-galo-proporciona-inclusao-a-folioes-com-mobilidade-reduzida

Camarote da Acessibilidade do Galo proporciona inclusão a foliões com mobilidade reduzida

Prefeitura do Recife disponibilizou 200 vagas para pessoas com deficiência e acompanhantes durante o desfile

Gente feliz e aproveitando cada minuto da folia. Foi esse o espírito do Camarote da Acessibilidade do Galo da Madrugada, neste sábado (10), na 12ª edição do espaço preparado para receber pessoas com deficiência e seus acompanhantes. A iniciativa, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, garante a inclusão das pessoas com deficiência nas festividades carnavalescas.

Segundo a secretária Ana Rita Suassuna, “o espaço oportuniza a inclusão desse público para que possa brincar de forma segura. Os participantes são escolhidos através de sorteio para que o acesso possa ser o mais transparente e democrático possível”, disse. Este ano, foram disponibilizadas 200 vagas no camarote, cujas inscrições foram realizadas de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, reforçando o compromisso com a igualdade de oportunidades para todos.

O técnico de Comandos Elétricos Jonas Adab, 50 anos, perdeu a visão em 2019 e essa é a primeira vez em que ele esteve no Camarote da Acessibilidade, e também seu primeiro Carnaval após a perda da visão por doença autoimune. “Estou feliz de estar aqui e a Prefeitura do Recife proporciona uma infraestrutura excelente, com audiodescrição, água e cadeiras. A inclusão torna a vida da gente tão mais gostosa. Para alguns, a cegueira é uma escuridão, mas aprendi a enxergar com o coração”, enfatizou o folião, que mora no bairro de Casa Amarela.

Já a moradora da Bomba do Hemetério, Maria da Conceição Alves Moreira, acompanhava o filho, Jefferson Roberto, de 30 anos, que tem paralisia cerebral, e estava radiante por ter conseguido ser sorteada e proporcionar esse divertimento ao jovem, que adora Carnaval. “Há 30 anos que desejo trazer meu filho para ver o desfile. Estou tão feliz de ter tido essa oportunidade”, falou entusiasmada.

A rainha do Carnaval da Pessoa com deficiência, a advogada Luzia Santos, de 28 anos, deficiente visual, disse que estava aproveitando muito o reinado e já estava com saudade. Percebeu que o camarote é maior do que o ano passado. “Está incrível. É fundamental que tenhamos espaços preparados como esse para nos receber. Temos que estar em todos os lugares”, enfatizou.

O rei do Carnaval da Pessoa com Deficiência, Roberto Cabral, de 53 anos, que é servidor público, elogiou a localização do camarote (quase em frente ao Pátio do Carmo) e destacou a oferta e qualidade da audiodescrição contratada pela Prefeitura do Recife. “Eles transmitem as informações do ambiente, das pessoas presentes e os detalhes da alegoria. Isso é muito importante”, apontou Cabral.

O Camarote é preparado para receber pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja auditiva, física, intelectual e visual. O espaço é adaptado com rampa, corrimão, banheiro, piso tátil, intérprete de libras e audiodescrição. O Camarote da Acessibilidade é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura, e apoio da Secretaria de Saúde, Guarda Municipal e Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead).

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …