Câmara do Jaboatão comemora aprovação de projeto que cria vagas para neuropediatras

Durante a 23ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes, realizada nesta terça-feira (8), os parlamentares celebraram uma conquista histórica para a saúde pública do município: a aprovação de uma lei que cria quatro cargos de neuropediatra na rede municipal. O presidente da Casa, vereador Getúlio Belém , anunciou a medida como um avanço necessário e aguardado há anos pela população.

O projeto original enviado pelo Executivo previa a contratação de cinco infectologistas. No entanto, após articulação entre os parlamentares, especialmente o presidente da Câmara, Getúlio Belém , a proposta foi modificada para contemplar também a especialidade de neuropediatria.

Vereador Getúlio Belém – Presidente da Câmara do Jaboatão

O Executivo mandou um projeto para essa casa… E nós vereadores entramos em acordo e sugerimos adicionar ao projeto do executivo, quatro neuropediatras. Além disso ficaram também quatro infectologistas. Graças a Deus mais uma conquista”, afirmou Belém, ao destacar que a lei entrou em vigor desde 31 de março.

A iniciativa recebeu apoio unânime dos vereadores e foi associada à Semana de Conscientização sobre o Autismo, reforçando o simbolismo do momento. O vereador Robinson Biro Biro destacou que a falta desses profissionais gerava longas filas de espera, que podiam chegar a até quatro anos.

Vereador Robson Biro Biro

“Sempre ouvimos as demandas de que não existia neuropediatra na nossa cidade, de que a fila de espera é três, quatro anos. Não é que essa fila mudou… mas a gente começa a ter um fio de esperança”, declarou.

Além disso, Biro Biro ainda fez questão de elogiar o trabalho da Comissão da Pessoa com Deficiência e Atipicidade composta por Rebecca Regnier (presidente) , Sérgio AlvesSou mais Hugo”( Relator ) que teve papel importante na construção da proposta.

A conquista também foi comemorada pelo vereador Belarmino Sousa (DC), que alertou para o aumento expressivo no número de diagnósticos de autismo em Jaboatão. Segundo ele, já são cerca de 3 mil crianças identificadas com o transtorno, número que evidencia a urgência da contratação dos novos especialistas. “Isso dá a dimensão da demanda reprimida que existe”, pontuou.

Na semana passada Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Atipicidade da Câmara do Jaboatão se reuniu com a OAB Jaboatão para em conjunto planejar ações ainda para abril onde se comemora o abril azul em alusão ao dia internacional do autismo. Os parlamentares Rebecca Regnier, Robson Biro Biro e Sérgio Alves (Sou mais Hugo) deram início ao planejamento das próximas ações da comissão no município.

Biro Biro e Rebecca Regnier em reunião na OAB Jaboatão

Na câmara , após aprovação, o presidente finalizou a sessão dizendo: “Tudo tem um começo. E a gente vai estar aqui pra trabalhar pelo povo e pelas crianças”, concluiu o presidente Getúlio Belém, sob aplausos.

A especialidade de Neuropediatra é escassa no estado. Profissionais preferem fazer atendimento privado ao aderir a contratação por concurso público nos municípios.









About Redação

Veja também

Jaboatão aprova lei que proíbe condenados por feminicídio de ocupar cargos públicos

Projeto do vereador Marcelo Adriano, elaborado em parceria com a OAB Jaboatão, reforça combate à …