cais-da-alfandega-vira-palco-de-celebracao-permanente-ao-manguebeat-com-estatua-de-caranguejo-gigante

Cais da Alfandega vira palco de celebração permanente ao Manguebeat com estátua de Caranguejo Gigante

Evento de aposição da intervenção artística acontecerá hoje (25) com apresentações culturais com grupos musicais e DJ. Ação marca homenagem ao movimento,  criado na década de 1990 no Recife. Iniciativa é do Programa Recentro, em parceria com Secretaria de Turismo, Cultura, Secretaria Executiva de Inovação Urbana e Emlurb

Coração histórico da capital pernambucana e epicentro cultural da cidade, o Bairro do Recife irá ter um atrativo turístico permanente em homenagem ao movimento Manguebeat – concebido no Recife na década de 1990 e que projetou nomes como Chico Science & Nação Zumbi e mundo livre S/A. Trata-se da aposição de uma escultura de Caranguejo Gigante no Cais da Alfândega, com inauguração a partir das 17h30 de hoje (25) com um evento que contará com apresentação de artistas. A escultura metálica do Caranguejo Gigante, usada na edição da Fenearte e que foi alvo de pintura pelo coletivo Vacilante passa a ter moradia permanente às margens do Rio Capibaribe. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio do Programa Recentro, coordenado pelo Gabinete do Centro do Recife.

A batida do mangue está na música, na literatura, no cinema, no artesanato e na arte de rua, que dialoga diretamente com a temática do movimento, cujo mote era chamar a atenção para as questões sociais do Recife na década de 1990. Por essa conexão com a cultura de rua, o Coletivo Vacilante foi convidado pela Fenearte para pintar o gigante caranguejo cenográfico. O novo local da escultura dialoga com a presença geográfica e afetiva do mangue no Bairro, marcado pela energia pulsante da estátua de Chico Science na rua da Moeda, quartel general dos ensaios oficiais de maracatu de Baque Virado para o Carnaval do Recife.

Definido como “power trio” de pintura (alusão às bandas de rock que têm três integrantes), o coletivo é composto pelos artistas plásticos Luciano Mattos, Heitor Pontes e Alexandre Pons, tendo estreita relação com a street art e com a cultura pop.  De acordo com Mattos, o objeto dos três era retratar o Movimento Mangue sem clichês, mas, ao mesmo tempo, com símbolos que representassem a sua identidade cultural, como caixas de som e os números 04, em alusão a Fred, o autor do manifesto Caranguejos com Cérebro de 1992, e um dos maiores compositores do gênero. 

Além do Recentro, outras Secretarias e órgãos da Prefeitura realizaram melhorias no entorno da instalação artística. Os bueiros das ruas Aluizio Periquito e Cais da Alfândega receberam intervenções urbanas que fazem referência ao Manguebeat. As obras de arte, que parecem quadros expostos no chão, foram feitas pelos artistas Luciano Ferreira, Iraquitan Nascimento e Heber Oliveira, através de uma iniciativa da Secretaria Executiva de Inovação Urbana. A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb)  realizou a manutenção do local, com reparos e podas, além da revisão da iluminação na área. Por sua vez, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, em parceria com a Fundação de Cultura Cidade do Recife, estará presente com uma orquestra de Frevo e o grupo Coco de Resistência. A Secretaria de Cultura dá apoio ao evento com toda infraestrutura de som e a apresentação do DJ Cannibal, integrante da banda Devotos e figura emblemática da cena musical do Recife.

A chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, explica que essa é mais uma intervenção urbana que destaca um importante movimento cultural da cidade e do País. “O Manguebeat faz parte da história recente do Recife e temos de reverenciar e lembrar um marco revolucionário musical que trouxe à tona importantes talentos como Chico Science, Fred 04, as bandas ícones e precursoras do movimento Nação Zumbi, Mundo Livre S/A para que as próximas gerações de recifenses saibam o que aconteceu, assim como os turistas”, destaca a gestora. Os grupos culturais irão se apresentar ao lado da obra, que terá um totem com QRCode acompanhado de texto explicando o que representa a instalação artística.

Serviço

Cais da Alfândega vira palco de celebração permanente ao Manguebeat

Inauguração do novo local da obra Caranguejo Gigante

Data: 25.08.2022

Horário: 17h30

Local: Cais da Alfândega, Bairro do Recife

Especificações Técnicas da Escultura:

Estrutura metálica, com revestimento parcial em resina de poliéster e fibra de vidro, tratamento e pintura automotiva e pintura artística dos artistas do Vacilantes.

Dimensões 11,00×6,00 m

Iluminação de cinco refletores de led de 100 watts

About Redação

Veja também

Vereadora Rebecca Regnier cobra de prefeitos e da governadora solução para engorda das praias. “Não é um problema partidário , é um problema de Pernambuco”

A vereadora de Jaboatão dos Guararapes, Rebecca Regnier (PSD), utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira …