cabrobo:-mppe-obtem-decisao-liminar-para-que-municipio-respeite-horario-de-termino-das-festividades-de-sao-pedro

Cabrobó: MPPE obtém decisão liminar para que município respeite horário de término das festividades de São Pedro

22/06/2022 – Arte, lazer, esportes, cultura e saúde foram os anseios mais pontuados pelos representantes da comunidade de Peixinhos/Olinda, na audiência pública realizada pelas Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania de Olinda, no antigo Matadouro de Peixinhos (Nascedouro), na segunda-feira (20). Nas falas dos participantes, os objetivos comuns destacados foram o de oportunizar desenvolvimento salutar para os jovens e crianças como prevenção aos riscos das vulnerabilidades sociais e que o projeto do Compaz observe os anseios da comunidade.

Vários representantes se valeram do espaço de fala perante as autoridades convidadas para expor os desafios, as ações e as necessidades da população de Peixinhos.

Integrantes do Grupo Comunidade Assumindo Suas Crianças (GCASC) destacaram que a comunidade de Peixinhos tem alto índice de mortalidade de jovens negros e que os projetos devem ser elaborados com resultados a longo prazo e voltados a atender a esses jovens de Peixinhos, acolhendo-os. Uma das representantes do Mães da Saudade apresentou o dado de que só no ano de 2021, 130 jovens, com idade entre 12 e 29 anos, foram vítimas de crimes violentos letais e intencionais.

A manutenção da horta popular no Nascedouro foi outra preocupação pautada, caso se concretize a instalação do Compaz no local.

O vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho, na ocasião, reforçou que o equipamento será construído a várias mãos, respeitando-se os desejos da população. Também reconheceu a urgência de discussão de políticas públicas para o bairro de Peixinhos e que a participação popular será imprescindível para a implementação do equipamento.

Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, Paulo Roberto, afirmou que vem acompanhando a idealização do Compaz em Olinda desde o início, junto com a Secretaria de Segurança Cidadã do Recife. Informou ainda que a articulação com a gestão municipal do Recife, do Governo do Estado vem acontecendo, a fim de que seja efetivada a construção do equipamento, com observação das demandas da população.

Paulo Moraes, secretário Executivo da Secretaria de Segurança Cidadã do Recife, pontuou que a cidade do Recife tem quatro unidades de Compaz funcionando em rede e que as características da comunidade de Peixinhos indicam a necessidade da implementação de um Compaz, uma ideia trazida da experiência da cidade de Medellín, na Colômbia.

A promotora de Defesa da Saúde de Olinda, Maísa Melo, reforçou a importância da participação popular nas discussões sobre a implementação de políticas públicas. Já o promotor de Justiça de Defesa da Educação de Olinda, Sérgio Souto, salientou que o Ministério Público permanecerá articulando, buscando mobilizar o poder público para que o equipamento seja instalado. Por fim, a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Olinda, Aline Arroxelas, encerrou a audiência na expectativa dos próximos passos para a efetivação do projeto e que os anseios da comunidade de Peixinhos sejam considerados no projeto da nova unidade do Compaz.

Os assuntos da área de saúde e da educação foram registrados pelos promotores presentes.



About Redação

Veja também

covid-19:-brasil-tem-16,6-mil-novos-casos-e-36-obitos-em-24-horas

Covid-19: Brasil tem 16,6 mil novos casos e 36 óbitos em 24 horas

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado neste domingo (26) mostra que o Brasil registrou, em …

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: