- Detalhes
- Escrito por ISABELLA DE FIGUEIREDO LIMA PADILHA
- Categoria: Notícias
-
-
-
Acessos: 14
15/03/2022 – Por causa do aumento expressivo de homicídios no Cabo de Santo Agostinho, o Centro de Apoio Operacional de Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial (CAO Defesa Social) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) reuniu-se, virtualmente, com as Promotorias de Justiça Criminais locais e com o CAO Criminal para tratar dos índices, na quinta-feira (10).
“Os casos de crimes violentos letais e intencionais (CVLIs) na cidade mostram uma tendência de aumento desde setembro de 2021 e eclodiram em maior número em janeiro e fevereiro deste ano. Um aumento de mais 50% no número de mortes, sendo que a maioria das vítimas e dos autores até agora identificados são adolescentes e jovens”, apontou o coordenador do CAO Defesa Social, o promotor de Justiça Rinaldo Jorge.
Com as discussões, foi deliberado que a Polícia Militar reforçará o policiamento preventivo no município e a Polícia Civil intensificará a conclusão das investigações dos homicídios. Já o Ministério Público priorizará a análise dos pedidos cautelares e dos Inquéritos de CVLIs enviados pelos delegados, além de promover uma melhor articulação com o Poder Judiciário e as polícias. Irá estimular a destinação das verbas provenientes dos acordos de não persecução penal (ANPPs) para projetos de melhorias das polícias.
À Secretaria de Defesa Social Municipal coube apresentar, em três semanas, um plano de ação municipal de segurança pública e um projeto de lei para criação do Conselho Municipal de Defesa Social e Segurança Pública, além de convênio com a Guarda Municipal de Ipojuca para compartilhamento de ações.
As Secretarias municipais de Cultura, Juventude e Esportes e Programas Sociais irão deflagrar, no dia 26 deste mês, ações voltadas à juventude e à adolescência.
Participaram da reunião representantes do Poder Judiciário, das Polícias Civil e Militar, Guardas Municipais do Cabo e de Ipojuca, Câmara de Vereadores e Prefeitura, Secretarias municipais de Cultura, Esportes e Juventude, Programas Sociais e Procuradoria Judicial.
A próxima reunião para avaliação das medidas será no dia 28 de abril que vem.
Você precisa fazer login para comentar.