buraco-do-padre:-atracao-imperdivel-no-parana!

Buraco do Padre: atração imperdível no Paraná!

Sabe quando a gente diz que não dá pra ir à Roma sem conhecer o Vaticano? Pois bem, aplique essa mesma lógica a este destino no interior do Paraná. Não dá pra ir à região de Prudentópolis e Ponta Grossa sem conhecer o Buraco do Padre. Localizado a cerca de 120 km do Centro de Curitiba, em Ponta Grossa, o Buraco do Padre é um dos lugares mais impressionantes que já visitei na vida. E olha que já rodei viu!  Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Imagine uma cachoeira com cerca de 30 metros de altura que deságua numa caverna vertical (furna) com cerca de 40 metros de profundidade visível e 30 de diâmetro. A cachoeira forma um pequeno lago onde é possível banhar-se. Água fria mas de tão lindo este lugar não dá pra não se batizar! O acesso ao interior da furna é lindo, mas quando você dá de cara com o local da queda da cachoeira é realmente impactante. Se der sorte, terá ainda uma revoada de pássaros circulando como num espiral: um espetáculo dos mais belos que já vi. Lá, é o habitat natural do Andorinhão-de-coleira-falha, ave símbolo do Parque.

Para acessar o local o visitante faz uma trilha bem fácil e sinalizada com extensão de 880 metros. Passarelas de madeira garantem até aos que têm mais dificuldade de locomoção a possibilidade de conhecer este monumento natural. O parque realmente tem uma infra estrutura muito boa. Além disso, também é possível observar o Buraco do Padre pelos mirantes, no alto da Trilha do Favo, e conhecer o Poço Encantado e a Toca do Morcego (dificuldade moderada), tudo isso já incluso no seu ingresso de Entrada individual no Parque.

Dentro da fenda, a temperatura média é de 18 graus, mesmo em dias ensolarados. (O Rota1976 veste C&A). 

Você pode também ter a experiência de conhecer a Fenda da Freira (atração adicional). São paredões esverdeados esculpidos pela ação do tempo que encantam a todos. A visita ao interior da Fenda é guiada, também com hora marcada e nesse caso mediante a aquisição de ingresso específico para a experiência. Os visitantes usam capacete para esta atividade. A Fenda da Freira é uma formação de mais de 136 milhões de anos, o visitante percorre por dentro dela 104 dos 300 metros de corredor arenoso estreito entre paredões revestidos de musgos e liguens (associação entre fungos e algas) naturalmente esculpidos pela ação do tempo. A visita acontece de hora em hora com máximo de 12 pessoas por vez e todos usando máscara, mas na hora da foto é permitido retirar ok? A temperatura média lá dentro é de 18˚C (um verdadeiro ar condicionado natural).

Entrada do parque Buraco do Padre, que reúne diversas atividades em meia a uma reserva natural bem preservada, em Ponta Grossa, no Paraná!

Veja também

Fonte: Folha PE
Autor: Fabiano Antunes

About Redação

Veja também

Vereadora Rebecca Regnier se reúne com Governo do Estado para tratar sobre avanços no Projeto de Engorda da Orla

Governo do Estado vem avançando no planejamento para recuperação da orla de Jaboatão, Recife, Olinda …