Sabe quando a gente diz que não dá pra ir à Roma sem conhecer o Vaticano? Pois bem, aplique essa mesma lógica a este destino no interior do Paraná. Não dá pra ir à região de Prudentópolis e Ponta Grossa sem conhecer o Buraco do Padre. Localizado a cerca de 120 km do Centro de Curitiba, em Ponta Grossa, o Buraco do Padre é um dos lugares mais impressionantes que já visitei na vida. E olha que já rodei viu! Acompanhe gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Imagine uma cachoeira com cerca de 30 metros de altura que deságua numa caverna vertical (furna) com cerca de 40 metros de profundidade visível e 30 de diâmetro. A cachoeira forma um pequeno lago onde é possível banhar-se. Água fria mas de tão lindo este lugar não dá pra não se batizar! O acesso ao interior da furna é lindo, mas quando você dá de cara com o local da queda da cachoeira é realmente impactante. Se der sorte, terá ainda uma revoada de pássaros circulando como num espiral: um espetáculo dos mais belos que já vi. Lá, é o habitat natural do Andorinhão-de-coleira-falha, ave símbolo do Parque.
Para acessar o local o visitante faz uma trilha bem fácil e sinalizada com extensão de 880 metros. Passarelas de madeira garantem até aos que têm mais dificuldade de locomoção a possibilidade de conhecer este monumento natural. O parque realmente tem uma infra estrutura muito boa. Além disso, também é possível observar o Buraco do Padre pelos mirantes, no alto da Trilha do Favo, e conhecer o Poço Encantado e a Toca do Morcego (dificuldade moderada), tudo isso já incluso no seu ingresso de Entrada individual no Parque.
Dentro da fenda, a temperatura média é de 18 graus, mesmo em dias ensolarados. (O Rota1976 veste C&A).
Você pode também ter a experiência de conhecer a Fenda da Freira (atração adicional). São paredões esverdeados esculpidos pela ação do tempo que encantam a todos. A visita ao interior da Fenda é guiada, também com hora marcada e nesse caso mediante a aquisição de ingresso específico para a experiência. Os visitantes usam capacete para esta atividade. A Fenda da Freira é uma formação de mais de 136 milhões de anos, o visitante percorre por dentro dela 104 dos 300 metros de corredor arenoso estreito entre paredões revestidos de musgos e liguens (associação entre fungos e algas) naturalmente esculpidos pela ação do tempo. A visita acontece de hora em hora com máximo de 12 pessoas por vez e todos usando máscara, mas na hora da foto é permitido retirar ok? A temperatura média lá dentro é de 18˚C (um verdadeiro ar condicionado natural).
Entrada do parque Buraco do Padre, que reúne diversas atividades em meia a uma reserva natural bem preservada, em Ponta Grossa, no Paraná!
Veja também
Pré-campanha EDUCA MAIS BRASILPetistas temem que declarações de Lula causem desgaste junto ao eleitor
Startup educacional oferece curso gratuito para programadores
Fonte: Folha PE
Autor: Fabiano Antunes
Você precisa fazer login para comentar.