bom-conselho:-mppe-recomenda-implementacao-imediata-do-piso-salarial-nacional-aos-profissionais-do-magisterio-da-rede-publica-municipal

Bom Conselho: MPPE recomenda implementação imediata do piso salarial nacional aos profissionais do magistério da rede pública municipal

  • Início


     

  • Comunicação


     

  • Notícias


     


  • Bom Conselho: MPPE recomenda implementação imediata do piso salarial nacional aos profissionais do magistério da rede pública municipal

Destaques do MPPE

Detalhes
Categoria: Notícias




Acessos: 4

14/06/2022 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Bom Conselho, recomendou à Prefeitura e ao Secretário Municipal de Educação que adotem medidas necessárias para implementação imediata do piso salarial nacional a todos os profissionais do magistério da rede pública municipal, efetivos e temporários, em consonância com a Lei nº 11.738/2008, de modo que, quando abaixo do piso salarial nacional, seja concedido aumento no vencimento base inicial.


Segundo a recomendação, tramita na Promotoria o Procedimento Preparatório 01780.000.130 /2021, instaurado após informação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Bom Conselho (SINTEMUB) sobre o descumprimento da referida Lei. “Até o presente momento, embora notificado, o município de Bom Conselho deixou de prestar esclarecimentos ou qualquer defesa neste procedimento preparatório”, destacou o promotor de Justiça Alexandre Augusto Bezerra, na publicação.


Desse modo, foi recomendado que o vencimento base inicial corresponda, no mínimo, a R$ 3.845,63, para jornadas de trabalho de 40 horas semanais. Além disso, a base de cálculo a ser considerada para efeito do piso deverá ser o vencimento básico, sem as gratificações e outras vantagens de natureza pessoal. Já os valores do piso salarial dos profissionais do magistério público da rede municipal de ensino com jornadas de trabalho inferiores a 40 horas semanais devem ser, no mínimo, proporcionais a esse valor. 


O Município deverá ainda cumprir, na íntegra, a Lei Municipal nº 1.498/2011, sobre o plano de cargos e carreiras dos professores, em consonância com a Lei nº 11.738/2008, de modo que seja preservado o piso inicial. Por fim, deverão ser encaminhadas à Promotoria, no prazo de 15 dias, informações sobre o cumprimento dos itens constantes na recomendação, ou o motivo do seu descumprimento.




A inobservância da recomendação servirá para fins de fixação de dolo em futuro e eventual manejo de ações judiciais de improbidade administrativa. O texto na íntegra foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do dia 10 de junho de 2022.

Imagem acessível: footgrafia de professor, de costas, virado de frente quadro na parede, enquanto escreve nele com giz

Destaques Notícias



Veja todas as Notícias

About Redação

Veja também

Em reta final de campanha, Alessandra Pires realiza caminhadas nas comunidades de Jaboatão

Há nove dias da eleição, a candidata a vereadora de Jaboatão dos Guararapes, Alessandra Pires …