O Boca Juniors se sagrou campeão da Liga Profissional-2022 do futebol argentino ao empatar em 2 a 2 com o Independiente neste domingo, enquanto o Racing terminou como vice após perder por 2 a 1 para o River Plate.
Na última rodada do campeonato local, no estádio da Bombonera, o Boca sofreu, mas empatou com o Independiente com gols de Guillermo Pol Fernández (34) e do colombiano Sebastián Villa (49). Leandro Fernández (34, de pênalti) e Nicolás Vallejo (80) marcaram para os Diablos Rojos.
O empate dava ao Racing a chance de ser campeão, mas a ‘Academia’ perdeu para o River por 2 a 1 em casa, em uma partida em que os albicelestes venciam com um gol de Matías Rojas (56, de pênalti). No entanto, o colombiano Miguel Borja (79 e 90 4) fez uma dobradinha e deu a vitória aos ‘Millonarios’ na última partida de Marcelo Gallardo como técnico do River.
O Boca chegou à última rodada como líder da competição apenas um ponto à frente do Racing, em uma definição incerta, porque no último dia os dois enfrentaram os arquirrivais de seus concorrentes diretos: os ‘xeneizes’ receberam o Independiente e o River visitou o Racing em Avellaneda.
Em uma definição tensa, as primeiras emoções vieram na Bombonera, com o Boca atacando, com a determinação de alcançar a vitória que permitiria comemorar sem depender do que estava acontecendo no estádio do Racing.
Mas foi o Independiente que silenciou por um tempo os mais de 50.000 torcedores do Boca, com o pênalti sancionado por infração do peruano Luis Advíncula sobre Lucas Rodríguez, e que Leandro Fernández (32) mandou para a rede com um chute forte no canto direito de Rossi.
Com esse resultado, e o empate parcial em Avellaneda, tanto Boca quanto Racing passaram a dividir o primeiro lugar, então surgiu a possibilidade de uma finalíssima de desempate, mas essa chance durou pouco, já que em seguida o Boca alcançou o empate em uma cabeçada de Pol Fernández (34) após um cruzamento de Oscar Romero.
Veja também
Tênis Futebol femininoLuisa Stefani e Storm Sanders vão à final do WTA 1000 de Guadalajara
Palmeiras derrota Santiago Morning, do Chile, e está na semifinal da Libertadores Feminina
Fonte: Folha PE