Marcando o Dia do Motociclista, celebrado nesta quarta-feira (27), a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realiza, nesta manhã, uma blitz educativa voltada para conscientização sobre a importância de os condutores deste tipo de veículo estarem atentos às medidas de segurança, como uso de capacete e limite de velocidade.
A operação ocorre na avenida Engenheiro José Estelita, na altura do viaduto Capitão Temudo, e segue até as 10h. “A CTTU está realizando, em parceria com vários órgãos de trânsito, essa megaoperação para trazer informações educativas e conscientizar os motociclistas sobre o uso correto do capacete, com a viseira abaixada, respeitar os limites de velocidade na via, sobre não conduzir a moto alcoolizado”, explicou a gestora de educação no trânsito da CTTU, Marcela Assis.
Durante a ação, também foi lançado o Relatório de Segurança Viária, que traz informações sobre acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. De acordo com o levantamento, entre 2020 e 2021, o Recife apresentou uma redução de 39% nas mortes de motociclistas. No entanto, esse público ainda representa 25% das vítimas fatais no trânsito.
“A gente apresenta esses dados para os motociclistas, para que eles entendam que existem eixos importantes, que são os dados, a fiscalização, a engenharia, a educação. A gente apresenta para eles que de 2020 a 2021 a gente reduziu em 39% os sinistros fatais com os motociclistas. É um avanço, é muito importante, mas a gente precisa melhorar ainda mais, precisa conscientizar ainda mais esses motociclistas, porque a gente ainda tem um dado alarmante que mostra que 44% dos motociclistas excedem o limite de velocidade”, comentou Marcela.
O geólogo André Cunha, de 45 anos, tem a motocicleta como principal veículo de locomoção e aprovou a ação de conscientização montada na avenida José Estelita. “Eu acho muito bom esse tipo de ação de conscientização porque, além de ser uma ação educativa, ela tem como base a prevenção de acidentes”, disse.
O eletricista Josenildo Pereira, 44, já sofreu acidente de trânsito enquanto conduzia a moto e percebeu a importância de redobrar a atenção nas vias. “É sempre bom estar repetindo esse tipo de ação porque a gente vê muito acidente por conta de besteira e com muitas vidas perdidas. Um descuido e a gente acaba indo para o chão, uma coisa que é terrível”, pontuou.
Veja também
Rio de Janeiro Arábia Morre motorista de carro que explodiu enquanto era abastecido em posto no Rio
Príncipe herdeiro saudita revela planos da megalópole futurista NEOM
Você precisa fazer login para comentar.