basquete-em-cadeira-de-rodas-e-classificacao-funcional-no-atletismo-dao-inicio-aos-jogos-paralimpicos-do-recife

Basquete em cadeira de rodas e classificação funcional no atletismo dão início aos Jogos Paralímpicos do Recife

Competição promovida pela Prefeitura do Recife segue até o domingo (03), no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) e Centro Esportivo Santos Dumont (Foto: Maurício Ferry/PCR)

Foi com a bola subindo no centro da quadra principal do Geraldão que os Jogos Paralímpicos de Recife 2022 tiveram início. Na manhã desta sexta (01), o basquete em cadeira de rodas foi o responsável pela primeira disputa. Houve ainda a bocha paralímpica, o parabadminton e a classificação funcional no atletismo, novidade nesta edição. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, o evento é realizado desde 2017. No decorrer do sábado e domingo, o goalball, no Geraldão, atletismo e natação, no Santos Dumont, entram em cena.  

“Esses jogos são feitos a muitas mãos, com muito carinho, cuidado e zelo. Zelo por todos vocês”, destacou Yane Marques, secretária executiva de Esportes, aos atletas. “Temos esses jogos aqui hoje com marcas homologadas, com classificação funcional. Essa preocupação nossa é com vocês, com nossos paratletas. Todo mundo aqui é apaixonado por esportes e sabe o poder que ele tem de transformar a vida de cada um de nós. Não esperem menos desta secretaria de esportes. Contem com a gente sempre*, arrematou. 

Além de Pernambuco, há participantes de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Uma das novidades desta edição é que toda a arbitragem das disputas será oficial. Isso permite que as marcas dos atletas possam ser homologadas. Significa que os resultados são válidos perante o Comitê Paralímpico Brasileiro, como oficiais. Os competidores podem, assim, ter índices para disputar diversas competições nacionais e até internacionais – e possibilidade de pleito por Bolsa Atleta até do Governo Federal. O secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho, destacou o empenho para contar com esses diferenciais.  

“Aqui, temos nos preocupado bastante com a questão dos paratletas. Já assinamos recentemente com o Comitê Paralímpico Brasileiro para termos um centro de referência paralímpico, e isso mostra que o Recife, a Secretaria de Esportes, está empenhada com a infraestrutura e tudo que diz respeito ao paradesporto na nossa cidade.”  

Neste sábado (02), a partir das 8h, haverá goalball, no Geraldão. Já no Santos Dumont, acontecem as provas de natação apenas pela manhã e as disputas de atletismo ao longo de todo o dia. O encerramento dos jogos acontece no domingo (03), a partir das 8h, no Geraldão, com o goalball.  

Classificação Funcional – Os Jogos Paralímpicos do Recife têm pela primeira vez a presença de classificadores funcionais. A iniciativa, fruto da parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), aliada à arbitragem oficial, permite que atletas utilizem suas marcas e índices para concorrer em outras provas nacionais, internacionais e a pleitear bolsa atleta estadual e federal. “As categorias dos paratletas são dadas de acordo com o seu nível de mobilidade, capacidade, força, etc. Essa classificação é feita por um classificador clínico e outro técnico, para dizer o quanto aquele atleta tem de potencial para aquela modalidade. Isso é uma classificação funcional completa.”, explica Yane Marques. 

Sábado (02)  

08h às 12h:  

Geraldão (quadra principal): goalball  

Santos Dumont (pista): atletismo  

Santos Dumont (piscina): natação  

14h às 18h:  

Geraldão (quadra principal): goalball  

Santos Dumont (pista): atletismo  

Domingo (03)  

08h às 12h:  

Geraldão (quadra principal): goalball 

About Redação

Veja também

Vereadora Rebecca Regnier se reúne com Governo do Estado para tratar sobre avanços no Projeto de Engorda da Orla

Governo do Estado vem avançando no planejamento para recuperação da orla de Jaboatão, Recife, Olinda …