base-rural-de-olinda-ganha-espacos-para-educacao-ambiental-e-acesso-a-programas-sociais

Base rural de Olinda ganha espaços para educação ambiental e acesso a programas sociais

Novo centro administrativo também terá uma unidade do CRAS

Publicado por: Redação Secom, em: 29/04/24 às 14:11

A Prefeitura de Olinda reinaugurou o centro administrativo da Base Rural na manhã desta segunda-feira (29.04) com uma série de novidades no espaço, que passa a funcionar como um econúcleo, além de oferecer serviços sociais através de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

São seis hectares onde os usuários, principalmente crianças, poderão aprender mais sobre preservação ambiental na prática, através de hora, minhocário, tanques de piscicultura e hidroponia e trilhas ecológicas. Foram construídas baias para animais, como coelhos, porco-da-índia, galinhas e cavalo. 

“Esse projeto está chegando para movimentar ainda mais essa área e completar a assistência. Já temos uma unidade de saúde, uma escola, que transformamos em tempo integral, e agora, nesse espaço, teremos esse ponto de educação ambiental e o CRAS para oferecer os serviços sociais, como Criança Feliz e Bolsa Família, que são tão importantes para essa população aqui da Base Rural. Quem gosta de fazer trilha, as escolas, todos estão convidados a entrar nesse espaço e ter um contato maior com a preservação do meio ambiente”, disse o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

O secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Cristiano Arruda, elencou outras novidades na Base Rural e lembrou que o relacionamento com o meio ambiente é o grande objetivo. “Fizemos toda uma requalificação e abrimos novamente as trilhas ecológicas, instrução de plantas medicinais e criamos um ambiente salutar de convivência. Vamos estar aqui com 10 a 12 profissionais, entre biólogos, veterinários e agentes ambientais. Também vamos fazer um chamamento para escolas públicas e privadas, além de associações, para se inteirar desse ambiente”, pontuou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Inovação e Turismo, Mirella Almeida, ressaltou o olhar diferenciado da Gestão Municipal para o meio ambiente, principalmente a base rural. O cuidado em alimentar as crianças com informações sobre o tema vai fazer com que elas se tornem multiplicadoras dos cuidados com o planeta. “Precisamos continuar tendo essa consciência que estamos dando para as crianças cuidarem do meio ambiente, para que esses ecossistemas sejam permanentemente cuidados, eles que são tão importantes para nossa vida. É muito importante entregar um espaço tão rico como esse e ainda com a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social”, enfatizou.

Essa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social citada por Mirella é uma unidade do CRAS, que funcionará nas segundas e quartas-feiras, sempre das 8h às 15h. Lá, os moradores da Base Rural poderão fazer duas inscrições do CadÚnico e, a partir daí, ter acesso aos programas sociais executados por todas as esferas governamentais.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

About Redação

Veja também

meio-ambiente-de-olinda-e-governo-do-estado-estreitam-lacos-para-projetos-futuros

Meio Ambiente de Olinda e Governo do Estado estreitam laços para projetos futuros

Reunião nesta sexta-feira (17) planejou algumas ações, e Olinda busca mais recursos Publicado por: Pedro …