O Barcelona venceu o Athletic Bilbao por 4 a 0 neste domingo, pela 11ª rodada do campeonato espanhol, e elevou a moral antes do importante jogo da Liga dos Campeões de quarta-feira contra o Bayern de Munique.
Ousmane Dembelé abriu o placar aos 12 minutos e deu três assistências aos companheiros: Sergi Roberto (18) e Robert Lewandowski (22) antes da primeira meia hora de jogo, e Ferran Torres (73) na reta final da partida.
“Tivemos uma semana difícil. Começamos mal contra o Real Madrid, mas nos recuperamos contra o Villarreal e hoje”, analisou Sergio Busquets após a partida.
Na quarta-feira o time catalão recebe o Bayern de Munique sabendo que nem mesmo a vitória contra os bávaros garante uma vaga nas oitavas de final, já que também depende de um tropeço da Inter contra o Viktora Plzen.
“Não fizemos nosso dever de casa no Camp Nou contra a Inter. Em Milão talvez merecíamos mais e todos vimos o que aconteceu. É uma decepção por não dependermos de nós mesmos”, disse Busquets sobre essa partida decisiva.
A nota negativa para os catalães foi a pancada que Pablo Martín ‘Gavi’ sofreu em uma dividida com Dani García. O jogador da seleção espanhola saiu de campo aos prantos, no momento em que falta menos de um mês para a Copa do Mundo. Antes, o Athletic Bilbao também teve que lidar com a lesão de Ander Herrera.
O Barcelona segue na segunda posição, três pontos atrás do líder Real Madrid, enquanto o Athletic, que está há quatro jogos sem vencer (dois empates e duas derrotas), permanece na sexta posição.
“Não fizemos um bom jogo em Madri, eles foram mais maduros do que nós. Estamos bem, temos que continuar com esta linha, o vestiário está bem fechado, quero devolver a confiança. O clima é muito bom”, disse o treinador culé Xavi Hernández.
Atlético de Madrid
Mais cedo o Atlético de Madrid venceu um difícil jogo em sua visita ao Real Betis por 2 a 1, graças a uma dobradinha de Antoine Griezmann que garantiu aos ‘rojiblancos’ terminar a 11ª rodada da LaLiga espanhola na terceira posição.
Griezmann (aos 54 e 71 minutos) abriu o placar com um gol olímpico e aumentou antes de Nabil Fekir (84) fechar o placar mantendo o Betis no jogo até o apito final.
“Estou muito feliz por Griezmann”, disse o técnico Diego Simeone em entrevista coletiva.
“Ele fez um grande trabalho para ficar no Atlético de Madrid porque era aqui que ele queria estar. Eu diria que estamos redescobrindo o Griezmann que saiu. Vemos novamente o Griezmann que tínhamos. Um líder em campo, que encontra seu lugar, quem entende seus companheiros e a quem seus companheiros entendem”.
O Atlético soma agora 23 pontos, o que lhe coloca sozinho no terceiro lugar, um ponto à frente da Real Sociedad (4º) e três de vantagem sobre o Betis (5º).
Já o Villarreal conseguiu uma vitória dramática nos acréscimos com dez homens em campo contra o Almería por 2 a 1.
Gonzalo Melero (31) colocou os visitantes na frente com meia hora de jogo. No segundo tempo, Álex Baena, que havia recebido um cartão amarelo minutos antes (50), empatou a partida (56) e comemorou levantando a camisa para mostrar uma mensagem de homenagem ao vice-presidente José Manuel Llaneza, falecido na quinta-feira.
Este gesto lhe rendeu o segundo cartão amarelo e a expulsão, o que tornou o jogo difícil para o ‘Submarino Amarelo’. Até que num contra-ataque iniciado por um passe longo de Dani Parejo, o senegalês Nicolas Jackson marcou o gol da vitória local (90 4).
Com este resultado, o Villarreal ocupa a 7ª posição e volta a integrar a zona ‘europeia’ da tabela, enquanto o Almería (14º), com 10 pontos, tem apenas um ponto de vantagem sobre a zona de rebaixamento.
Nas outras partidas deste domingo, o Espanyol (13º) empatou em 2 a 2 com o último colocado Elche, que arrancou um ponto nos minutos finais graças a um gol de Gonzalo Verdú (82) enquanto Girona (17º) e Osasuna (8º) também empataram (1-1), resultado que tira os catalães provisoriamente da zona de rebaixamento.
Veja também
Tênis Futebol femininoLuisa Stefani e Storm Sanders vão à final do WTA 1000 de Guadalajara
Palmeiras derrota Santiago Morning, do Chile, e está na semifinal da Libertadores Feminina
Fonte: Folha PE