banco-de-alimentos-do-recife-e-referencia-para-municipio-de-saloa

Banco de Alimentos do Recife é referência para município de Saloá

Gerenciado pela Secretaria-Executiva da Assistência Social do Recife, o equipamento municipal funciona dentro do Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque. Equipe do município de Saloá veio conhecer os instalações (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

O Banco de Alimentos, equipamento da Prefeitura do Recife que opera como central de arrecadação e distribuição de alimentos, recebeu a visita de representantes da secretaria de Assistência Social do município de Saloá, no Agreste de Pernambuco. A cidade estuda implementar o primeiro equipamento do tipo e veio à capital pernambucana, na sexta-feira (4), em busca de referências de funcionamento e administração. Localizado no Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque, o Banco de Alimentos do Recife é gerenciado pela Unidade de Nutrição e Segurança Alimentar, da Secretaria Executiva de Assistência Social.

Quem conduziu a visita foi o chefe da divisão de Nutrição, Felipe Soares, que acompanhou de perto todas as fases da implantação do Banco de Alimentos do Recife. “Além de funcionar como intermediário entre doadores e pessoas que necessitam de comida, os bancos de alimentos também promovem ações de educação alimentar e nutricional para conscientizar sobre o consumo sustentável e alimentação adequada. Sabemos o quanto implementar um banco de alimentos é desafiador, mas sua execução salva e transforma vidas e, por isso, ficamos muito felizes em trocar experiências com um gestor que sabe a importância de ter um equipamento desses para combater a fome das pessoas em vulnerabilidade”, destacou Felipe.

Para o secretário de Assistência Social de Saloá, Carlos Outro Preto, a visitação foi bastante proveitosa. “Entramos em contato com a Prefeitura pois vimos que um banco de alimentos havia sido inaugurado recentemente. Obtivemos informações riquíssimas durante nossa visita e foi muito gratificante poder dialogar e entender porque Recife é referência para tantas cidades”, contou o gestor.  

O Banco de Alimentos é uma importante ferramenta no combate à fome e à insegurança alimentar e nutricional. No Recife, o equipamento pode receber doações de insumos como frutas, verduras, hortaliças, itens de cesta básica, carnes congeladas, polpas de frutas e outros. Interessados em fazer doações e população em geral podem entrar em contato por meio do (81) 3355-8167 ou bancodealimentosrecife@gmail.com. O Banco de Alimentos funciona no Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

About Redação

Veja também

inscricoes-abertas-para-a-1a-conferencia-municipal-de-gestao-do-trabalho-e-educacao-na-saude-de-2024

Inscrições abertas para a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de 2024

Nesta segunda-feira (20), a partir das 19h, estarão abertas as inscrições para usurários e trabalhadores …