avenida-rio-branco-recebe,-neste-domingo-(21),-atividades-em-comemoracao-a-dia-do-ciclista

Avenida Rio Branco recebe, neste domingo (21), atividades em comemoração a Dia do Ciclista

A Avenida Boulevard Rio Branco, no Bairro do Recife, recebeu um atrativo diferente neste domingo (21). Isso porque está sendo realizada uma série de ações em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista, que foi celebrado na última sexta-feira (19). As ações acontecem das 09h às 12h e das 14h às 17h, e a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, optou por utilizar a Ciclofaixa de Turismo e Lazer como divulgação e reflexão do dia.


 


Durante todo o dia, haverá aulas de spinning; divulgação da Cartilha do Ciclista; DJ’s; espetáculo da “Bike Mágica”, com Raphael Santa Cruz; feirinha de vendedores de equipamentos para ciclistas e a Trupe Casarão das Artes.  


 


Para as aulas de Bike Spinning, no Boulevard da Avenida Rio Branco, serão 20 bicicletas ergométricas disponíveis. Os recifenses podem fazer aulas até às 11h e das 14h às 16h. Cada sessão terá 15 minutos de duração, com cinco minutos de intervalo entre elas.


 

A pedagoga Natália Gomes, de 37 anos, aproveitou o domingo de sol para praticar a aula de spinning. “Acho importante falar sobre o ciclismo, não tem nada melhor do que pedalar com segurança e precisamos de uma divulgação maior sobre esse tema”, declarou.


 


A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, preparou também a Cartilha dos Ciclistas, como forma de educar e gerar a reflexão de praticantes ou não da modalidade. O material de 11 páginas será disparado via QR Codes espalhados por todas as seis rotas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer e na própria Avenida Rio Branco. Para ter acesso, é preciso apontar a câmera do celular para a imagem.

Neste domingo, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível com o intuito de fazer com que a população conheça a cidade a partir da bicicleta. O projeto conecta três rotas (norte, sul e oeste) ao Marco Zero, no Bairro do Recife. Aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h, a população pode pedalar pela cidade, passando por museus, parques e mercados públicos. Cerca de 17 mil pessoas usufruem do percurso de lazer a cada edição.

O secretário executivo de Esportes do Recife, Gabriel Perrusi, ações como essa tem ainda o objetivo de promover atividades físicas contra o sedentarismo. 

“Recife é a terceira capital que mais usa bicicleta ou os pés para locomoção no dia a dia. Estimular isso converge em incentivar o aumento da malha cicloviária para tornar a cidade ainda mais pedalável, tornando a cidade mais ativa, prevenindo ainda que as pessoas estimulem o movimento e combater doenças crônicas”, disse.


 


Atualmente, o Recife possui 169 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Isso representa um aumento de mais 600% desde 2013, quando havia 24 km.

Veja também

About Redação

Veja também

Nino de Enoque celebra anúncio da governadora sobre licitação do trecho do Arco Metropolitano entre Moreno e a BR-101 Sul

O deputado estadual Nino de Enoque ( PL) celebrou neste sábado, a publicação no Diário …