Becky Bavinger, diretora dos programas de saúde pública da entidade americana, esteve com representantes da Prefeitura e recebeu o Relatório Anual de Segurança Viária do Recife, que indica uma redução de 36% no número de sinistros de trânsito entre 2016 e 2021. (Foto: Edson Holanda/PCR)
Com o objetivo de continuar avançando na pauta de segurança viária e redesenho da cidade para adequar as vias aos mais frágeis no trânsito, como pedestres e crianças, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), reuniu, na manhã desta segunda-feira (6), toda a equipe da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) com parceiros da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS). Na ocasião, a diretora adjunta dos programas de saúde pública da Fundação Bloomberg Philanthropies, Becky Bavinger, esteve presente, junto aos coordenadores regionais e nacionais da BIRGS. Os representantes da BIRGS receberam dos gestores do Recife o Relatório Anual de Segurança Viária do Recife, que indica uma redução de 36% no número de sinistros de trânsito entre 2016 e 2021.
Durante a reunião, o Secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar, destacou que os projetos entregues pela CTTU são pensados tendo em vista o futuro do Recife, não apenas para soluções momentâneas. “A gente opera com o planejamento da cidade, o Recife vai fazer 500 anos, então estamos trabalhando para que, em um futuro próximo, a nossa população tenha mais qualidade de vida. Nossas ações são com base em dados, estamos georreferenciando todos os sinistros de trânsito, gerando um banco de dados mais robusto e mais seguro das informações. Isso é uma semente que a gente está plantando e deixando para o futuro da cidade”, explicou o gestor.
A parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS) teve início em 2020 e vai durar 5 anos na cidade. Com o novo modelo de gestão, a CTTU passou a seguir a abordagem sistêmica, na qual os pilares de infraestrutura viária, fiscalização, gestão de dados, além de educação e comunicação, trabalham de forma integrada, onde um completa o serviço do outro. A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destacou os avanços que o Recife conquistou nos últimos anos com peças inovadoras de urbanismo tático, aumento da malha cicloviária, das faixas azuis, projetos que inverteram a lógica da mobilidade e levaram à redução de sinistros de trânsito com vítimas fatais. “O resultado de diminuir e, pela primeira vez, chegar a menos de cem mortes no trânsito, como conseguimos em 2021, nos alegra, mas também nos incomoda enquanto não chegamos a zero mortes no trânsito porque sabemos que um sinistro de trânsito não é algo ao acaso, mas é algo que pode ser evitado e estamos aqui para trabalhar com esse objetivo”, destacou a gestora.
A diretora adjunta dos programas de saúde pública da Fundação Bloomberg Philanthropies, Becky Bavinger, destacou os avanços do Recife e vê a cidade na vanguarda brasileira, especialmente no que diz respeito às ações para os pedestres. “É muito bom ver o grande trabalho que o Recife tem feito. É necessário que se faça o redesenho das ruas e também a fiscalização e o trabalho da mídia de forma integrada. Então a gestão realmente tem abraçado o redesenho das ruas para uso dos pedestres e dos moradores. É realmente fantástico e também um grande desafio. Não é fácil porque chove, os carros buzinam, reclamam, mas nós sabemos que essas ações melhoram a cidade porque reduzem os sinistros de trânsito. E trazer a comunidade pra junto do projeto é um diferencial”, disse.
Avanços na mobilidade do Recife – As políticas de mobilidade adotadas no Recife fizeram a cidade reduzir em 36% o número de sinistros de trânsito entre 2016 e 2021, de acordo com o Relatório Preliminar de Vítimas Fatais de Sinistros de Trânsito. O Recife conta, hoje, com 169 km de malha cicloviária na cidade, o que representa um avanço de mais de 600% desde 2013, quando havia 24 km. Além disso, desde 2019, o Recife passou a avançar com áreas de urbanismo tático como uma solução eficiente para reduzir os sinistros de trânsito. Ao todo, já são mais de 40 localidades beneficiadas. O Recife registrou uma redução média de 41% de sinistros de trânsito nas áreas onde foram implantados redesenhos com urbanismo tático.
Sobre a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global – A política de segurança viária desenvolvida pela Prefeitura do Recife é apoiada pela Bloomberg Philanthropies através de um programa de segurança viária, a “Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global”. Em 2020 a capital pernambucana foi uma das cidades contempladas com o projeto e hoje conta com uma equipe de técnicos especializados, além de uma rede internacional de organizações, que dão suporte às ações do poder público municipal em melhorias no gerenciamento de dados, infraestrutura, fiscalização, educação e comunicação. Em todo o mundo estão participando do mesmo projeto as cidades de Accra e Kumasi, em Gana, Addis Abeba, na Etiópia, Bogotá e Cali, na Colômbia, Ho Chi Minh, no Vietnã, além de Salvador e São Paulo, também no Brasil.