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Atende em Casa passa por atualizações para atendimento de pessoas com sintomas gripais

O sistema registrou um aumento de mais de 100% na procura por orientação médica por meio da plataforma. A partir de segunda-feira (10.01) a Prefeitura do Recife disponibilizará ajustes do Atende em Casa adequando à realidade dos casos da H3N2 incluindo novos protocolos de atendimento e incluindo crianças de até cinco anos nos grupos prioritários

Referência de tecnologia a serviço da saúde, o Atende em Casa, plataforma digital criada pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo do Estado, recebeu ajustes e, a partir desta segunda-feira (10.01), o passa a contar com um novo grupo de perguntas avaliativas, considerando mais um público prioritário. De olho no aumento de casos da síndrome viral H3N2, a ferramenta passa a contemplar as crianças com até cinco anos acerca de orientações e teleatendimento. Outra novidade a ser inserida no sistema é a possibilidade de prescrição de medicamentos feita por um dos médicos do teleatendimento. Para acessar a plataforma é simples: https://www.atendeemcasa.pe.gov.br/login.

O Atende em Casa foi criado em 2020, no início da pandemia da covid-19, visando evitar o deslocamento das pessoas até as unidades de saúde do Recife em busca de orientação e tratamento. O sistema reúne, a partir de um cadastro simples, um conjunto inicial de perguntas e respostas que classificam o paciente de acordo com variáveis como, idade, doenças pré-existentes, sintomas relacionados à gripe ou falta de ar, entre outros. Ao avançar nos questionamentos necessários para uma avaliação prévia, o paciente pode ser encaminhado ao teleatendimento. A equipe que manuseia o sistema e realiza o atendimento por videochamada é formada por profissionais da saúde da área médica ou da enfermagem. 

Desde então, o sistema já realizou o atendimento de quase 300 mil pessoas e o aumento de mais de 100% na demanda registrada entre os meses de novembro e dezembro do ano passado pediu novas medidas. “Foi devido ao aumento do uso do Atende em Casa que nossos programadores ajudaram a identificar a epidemia da H3N2. Contar com os dados gerados a partir desse sistema simples de atendimento remoto permitiu que a Prefeitura do Recife planejasse melhor sua ação para atendimento à população auxiliando na tomada de decisões. Sem dados, sem informações, não há planejamento consistente capaz de provocar as mudanças necessárias”, explica Rafael Figueiredo, secretário Executivo de Transformação Digital. 

Além de toda a orientação para a preservação e restabelecimento da saúde, por meio do sistema é possível também ser encaminhado para uma unidade de saúde mais próxima, caso seja identificada essa necessidade ou fazer a marcação para a testagem da covid-19. “A testagem continua e é fundamental para direcionar as decisões para proteção sanitária. Vale lembrar que a prefeitura ainda conta com vacinação contra gripe disponível em toda a cidade”, completa. 

Para dar conta do crescente número de atendimentos gerados em pouco mais de um mês, a Secretaria de Saúde do Recife realizou, no início da primeira semana de janeiro, o treinamento de 16 médicas e enfermeiras gestantes. Esse grupo especial de profissionais, que fica fora da linha de frente das unidades de saúde, por medida de precaução, reforçarão as equipes do Atende em Casa já nos próximos dias. Outros 13 médicos e enfermeiros, que já passaram pelo trabalho do teleatendimento, também recebem as novas instruções de atualização dos protocolos para voltar a compor a equipe de maneira compartilhada com seus postos de origem.

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