O atacante francês Franck Ribéry anunciou, através de um comunicado nas redes sociais, sua aposentadoria do futebol aos 39 anos, nesta sexta-feira (21). O jogador marcou carreira no Bayern de Munique, onde passou 12 temporadas, e disputou duas Copas do Mundo.
The ball stops. The feelings inside me do not.
Der Ball ruht. Die Gefühle in mir nicht.
Le ballon s’arrette mais pas mes sentiments pour lui.
Il pallone si ferma. Le emozioni dentro di me, no.Thanks to everyone for this great adventure. #FR7 #Elhamdoulillah pic.twitter.com/Ku4i1MeEbE
— Franck Ribéry (@FranckRibery) October 21, 2022
Ribéry contou no comunicado que a decisão de parar foi motivada por problemas físicos que o acompanham há três meses. Ele estava jogando pela Salernitana, da Itália, e fez seu último jogo no dia 14 de agosto, num confronto entre seu ex-clube e a Roma, pela primeira rodada do Campeonato Italiano.
“Vocês me deram a força para viver essa incrível aventura. Entretanto, hoje, apesar dos esforços que vinha fazendo nos últimos três meses, a dor que sinto no meu joelho só tem piorado e os médicos foram claros: eu não tinha escolha a não ser parar de jogar. Então eu tive que encerrar minha carreira como jogador profissional. É o fim de um lindo capítulo da minha vida”, disse Ribéry num trecho do vídeo de despedida.
O francês termina o vídeo afirmando que não é o fim da sua história profissional. No entanto, Ribéry não deu nenhuma pista sobre seu futuro.
Na carreira, o atacante passou por Brest, Metz, Galatasaray, Olympique de Marselha, Bayern de Munique, Fiorentina e por fim Salernitana.
O grande destaque da carreira foi sem dúvidas o Bayern. Nas 12 temporadas que passou na Alemanha, entre os anos de 2007 e 2018, ele conquistou nove vezes a Bundesliga, seis Copas da Alemanha, cinco Supercopas da Alemanha, um título da Liga dos Campeões, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes.
Na temporada do título europeu (2012/13), Ribéry foi eleito o melhor jogador do continente e ficou com o terceiro lugar na premiação de Melhor Jogador do Mundo, que foi vencida por Cristiano Ronaldo. Em 797 jogos na carreira, o francês marcou 178 gols.
Na Seleção Francesa, ele jogou entre os anos de 2006 e 2014, tendo participado das Copas de 2006 (vice-campeão) e 2010 e das Eurocopas de 2008 e 2012. O craque ficou de fora da Copa disputada no Brasil por lesão. Em 81 jogos pela França, Ribéry marcou 16 gols.
Veja também
Copa do Mundo TênisMessi diz que Brasil e França são os favoritos na Copa do Mundo do Catar
Tenista ex-número 1 do mundo, Simona Halep é suspensa provisoriamente por doping
Fonte: Folha PE