Imagem/Reprodução da Internet
Na sexta-feira (25), no WhatsApp do Blog, recebi uma mensagem da SUSI (SUS Inteligente), assistente virtual da Prefeitura do Recife, criada com o objetivo de facilitar o acesso às informações oficiais sobre as vacinas, a campanha de vacinação no município e as orientações para exames de Covid-19.
A ‘boneca cibernética’ informava que uma ultrassom está marcada para acontecer no dia 29 de março na Ultra Diagnósticos, unidade instalada na Rua Treze de Maio, bairro de Santo Amaro. Só que a mensagem era endereçada para Ícaro, figura a qual não conhecemos.
“Viemos lembrar do seu agendamento. Procure sua unidade de saúde para retirar sua ficha de autorização e orientações do preparo de seu atendimento”, diz trecho da mensagem enviada.
Toda essa movimentação, deixou a gente, que faz o Blog do Andros, com algumas dúvidas… Normalmente quando uma linha pré-paga é cancelada definitivamente por falta de recarga, ou por qualquer outro motivo, o número do celular é liberado para outro usuário. Levando em consideração que já estamos com este contato há um ano, se um dia já foi do Ícaro, ele aguarda o agendamento deste serviço por longos 12 meses? Ou a assistente virtual não é tão inteligente como pintam e andou errando algum dígito, ao endereçar a mensagem?
Tentamos argumentar com a SUSI, e chegamos a dizer que não éramos o Ícaro, mas a “moça” enviou uma mensagem pronta, apenas se ‘apresentando’: “Olá! Eu sou a SUSI, a Assistente Virtual da Saúde da Prefeitura do Recife” e perguntou “como posso te ajudar?”. Acredito que “ela” é quem esteja precisando de ajuda, um restart talvez, afinal sou morador do Jaboatão e não do Recife. Enquanto isso, Ícaro segue sem saber o que se passa, ouvindo Biafra em algum lugar esquecido da capital.
Em tempo… A título de curiosidade… No lançamento, em meados do mês de setembro do ano passado, a Prefeitura do Recife disse que a “conta certificada pelo WhatsApp garante ao usuário a certeza de que ele está interagindo com o interlocutor certo e que as informações ali repassadas são seguras e confiáveis” e explicou que “a articulação junto ao WhatsApp foi coordenada pela equipe da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital e conta com o apoio da empresa Infobip, provedora oficial de soluções para o WhatsApp Business, utilizando a Interface de Programação de Aplicativo (API) do App.”
Veja abaixo um dos prints das mensagens enviadas.
26/02/2022 às 17:28 – Por Andros Silva
Check Also
Que saudade do Carnaval!
Ontem (25), estaria eu no backstage do Carnaval do Recife, mas precisamente no Polo do …