arte-como-ferramenta-no-cuidado-da-saude-mental-e-tema-de-eventos-promovidos-pela-prefeitura-do-recife

Arte como ferramenta no cuidado da saúde mental é tema de eventos promovidos pela Prefeitura do Recife

Poeta Miró da Muribeca será o homenageado do Encontro da Rede de Atenção Psicossocial e V Jornada de Saúde Mental Infantojuvenil acontecem juntos na próxima quinta-feira (17); Inscrições para participar estão abertas. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)

A Escola Municipal de Artes João Pernambuco, no bairro da Várzea, irá receber dois eventos da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife na próxima semana. Isso porque o Encontro da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Recife e a V Jornada de Saúde Mental Infantojuvenil acontecem juntos na próxima quinta-feira (17), das 8h30 às 17h, com uma programação voltada em promover um espaço de discussão e reflexão sobre a arte como ferramenta importante no cuidado em saúde mental. Este ano, o encontro homenageará o poeta recifense Miró da Muribeca, falecido em julho deste ano.

Os eventos são voltados para os usuários dos serviços na Rede Municipal de Saúde e seus familiares, profissionais de saúde, educação e assistência social. Para participar, é preciso fazer inscrição, até às 12h do dia 16 de novembro, através deste link: https://forms.gle/VH8Rox9YUEyNEm5W7

O encontro da Raps Recife tem como tema “Rizomar e Rizomangue: a criação e seus intercessores”, como forma de alusão linguística ao termo da botânica Rizoma e a associação ao mar e mangue que permeiam o Recife. “O evento irá reunir os diversos serviços oferecidos na Rede Municipal, como os Caps, a Atenção Básica, Ambulatorial e Hospitalar, que se interconectam com a Saúde Mental. Trouxemos esses termos como forma de analisar as relações que se dão entre os diferentes pontos, como é um Rizoma”, complementa Yuri Ferreira, técnico da política de Saúde Mental. 

Na programação, mesas de debate, exposição e apresentações culturais irão reforçar a conexão entre a arte e a saúde mental. Em uma das mesas, por exemplo, em “A arte de ser criança e adolescente: a palavra e seus intercessores” abordará como as expressões artísticas interferem e auxiliam no processo de cuidado de crianças e adolescentes, favorecendo suas expressões ao longo da vida. Já na atividade cultural de “Percussão e Repercussão”, um grupo percussivo formado por usuários da Raps Recife irá se apresentar aos participantes dos eventos. 

Confira a programação:

8:30-9h – Acolhimento e recepção musical

9h – Mesa institucional

10h – Mesa: Intervenções Culturais e suas linhas pela saúde mental

11h – Exposição: Percursos pelas Estações – linhas de som, palavra e imagem

12h – Intervalo do Almoço 

13h30 – Atividade Cultural: Percussão Feminina

14h – Mesa: A arte de ser criança e adolescente: a palavra e seus intercessores

15h – Mesa: Criativação – Recursos expressivos como campo de produção de subjetividade

16h – Atividade Cultural: Percussão e Repercussão

17h – Encerramento

Serviço: 

Encontro da Raps – Rizomar e Rizomangue: a criação e seus intercessores” e “V Jornada de Saúde Mental Infantojuvenil

Escola Municipal de Artes João Pernambuco

Endereço: Rua Barão de Muribeca, 116, Várzea 

Horário: das 8h30 às 17h

Inscrições: https://forms.gle/VH8Rox9YUEyNEm5W7, até as 12h do dia 16 de novembro

About Redação

Veja também

Vereadora Rebecca Regnier cobra de prefeitos e da governadora solução para engorda das praias. “Não é um problema partidário , é um problema de Pernambuco”

A vereadora de Jaboatão dos Guararapes, Rebecca Regnier (PSD), utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira …