arte-como-ferramenta-no-cuidado-da-saude-mental-e-tema-de-eventos-promovidos-pela-prefeitura-do-recife

Arte como ferramenta no cuidado da saúde mental é tema de eventos promovidos pela Prefeitura do Recife

Poeta Miró da Muribeca será o homenageado do Encontro da Rede de Atenção Psicossocial e V Jornada de Saúde Mental Infantojuvenil acontecem juntos na próxima quinta-feira (17); Inscrições para participar estão abertas. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)

A Escola Municipal de Artes João Pernambuco, no bairro da Várzea, irá receber dois eventos da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife na próxima semana. Isso porque o Encontro da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Recife e a V Jornada de Saúde Mental Infantojuvenil acontecem juntos na próxima quinta-feira (17), das 8h30 às 17h, com uma programação voltada em promover um espaço de discussão e reflexão sobre a arte como ferramenta importante no cuidado em saúde mental. Este ano, o encontro homenageará o poeta recifense Miró da Muribeca, falecido em julho deste ano.

Os eventos são voltados para os usuários dos serviços na Rede Municipal de Saúde e seus familiares, profissionais de saúde, educação e assistência social. Para participar, é preciso fazer inscrição, até às 12h do dia 16 de novembro, através deste link: https://forms.gle/VH8Rox9YUEyNEm5W7

O encontro da Raps Recife tem como tema “Rizomar e Rizomangue: a criação e seus intercessores”, como forma de alusão linguística ao termo da botânica Rizoma e a associação ao mar e mangue que permeiam o Recife. “O evento irá reunir os diversos serviços oferecidos na Rede Municipal, como os Caps, a Atenção Básica, Ambulatorial e Hospitalar, que se interconectam com a Saúde Mental. Trouxemos esses termos como forma de analisar as relações que se dão entre os diferentes pontos, como é um Rizoma”, complementa Yuri Ferreira, técnico da política de Saúde Mental. 

Na programação, mesas de debate, exposição e apresentações culturais irão reforçar a conexão entre a arte e a saúde mental. Em uma das mesas, por exemplo, em “A arte de ser criança e adolescente: a palavra e seus intercessores” abordará como as expressões artísticas interferem e auxiliam no processo de cuidado de crianças e adolescentes, favorecendo suas expressões ao longo da vida. Já na atividade cultural de “Percussão e Repercussão”, um grupo percussivo formado por usuários da Raps Recife irá se apresentar aos participantes dos eventos. 

Confira a programação:

8:30-9h – Acolhimento e recepção musical

9h – Mesa institucional

10h – Mesa: Intervenções Culturais e suas linhas pela saúde mental

11h – Exposição: Percursos pelas Estações – linhas de som, palavra e imagem

12h – Intervalo do Almoço 

13h30 – Atividade Cultural: Percussão Feminina

14h – Mesa: A arte de ser criança e adolescente: a palavra e seus intercessores

15h – Mesa: Criativação – Recursos expressivos como campo de produção de subjetividade

16h – Atividade Cultural: Percussão e Repercussão

17h – Encerramento

Serviço: 

Encontro da Raps – Rizomar e Rizomangue: a criação e seus intercessores” e “V Jornada de Saúde Mental Infantojuvenil

Escola Municipal de Artes João Pernambuco

Endereço: Rua Barão de Muribeca, 116, Várzea 

Horário: das 8h30 às 17h

Inscrições: https://forms.gle/VH8Rox9YUEyNEm5W7, até as 12h do dia 16 de novembro

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …