araripina-notifica-primeiro-caso-suspeito-de-variola-dos-macacos

Araripina notifica primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

A Secretaria Municipal de Saúde de Araripina, no Sertão de Pernambuco, notificou o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos na cidade localizada a 620 quilômetros do Recife. 

De acordo com a pasta, o caso, informado nesta quarta-feira (3), foi notificado na terça-feira (2). “Reforçamos que não há necessidade de pânico ou alarde pois trata-se de um caso suspeito”, informou a gestão municipal. 

No comunicado, a secretaria destacou ainda que o acompanhamento e o monitoramento do paciente e seus contatos “está sendo realizado pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município”.

A gestão orienta à população medidas de prevenção como uso de máscara e higienização das mãos e, em caso de sintomas característicos da varíola dos macacos, procurar imediatamente um serviço de saúde.

A Folha de Pernambuco entrou em contato com a assessoria de Comunicação de Araripina e aguarda retorno para identificar mais detalhes do caso suspeito na cidade.

Pernambuco


Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que um novo balanço sobre os casos de varíola dos macacos em Pernambuco deve ser divulgado nesta quinta-feira (4). Em caso de notificação já feita por Araripina, esse caso suspeito deve integrar o boletim.

Até então, segundo o balanço mais recente, da última quinta-feira (28), Pernambuco acumula 19 notificações de possíveis casos de infecção por monkeypox

Das 19, uma foi descartada, sete tiveram confirmação laboratorial para o vírus e as demais 11 permaneciam sob investigação clínica. Os casos confirmados são de moradores do Recife (3), Jaboatão dos Guararapes (2), além de dois casos de outros estados, Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1). As faixas etárias são: 20 a 29 (3), 30 a 39 (1) e 40 a 49 (3). Todos são do sexo masculino.

Já os 11 casos que estão em investigação são de pessoas residentes nos municípios de Recife (6), Paulista (2), Petrolina (1), Abreu e Lima (1) e Timbaúba (1). As faixas etárias são: 20 a 29 (7), 30 a 39 (3) e 40 a 49 (1), sendo 9 do sexo masculino e 2 do sexo feminino.

Na ocasião, a SES-PE ressaltou que “não há evidências de que Pernambuco registre transmissão local” da varíola dos macacos. Nenhum dos pacientes que constavam no boletim está internado e todos se encontravam em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais.

Sintomas


Os primeiros sintomas da varíola dos macacos podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

Para a prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel.

Veja também

About Redação

Veja também

Após derrota em Jaboatão, casal Tércio retoma imagem de Bolsonaro em estratégia para reconquistar eleitorado da direita

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Após um longo período sem qualquer menção ao …