apos-transplante-de-figado,-adolescente-com-suspeita-de-hepatite-grave-tem-quadro-de-saude-estavel

Após transplante de fígado, adolescente com suspeita de hepatite grave tem quadro de saúde estável

A adolescente de 14 anos que foi submetida a um transplante de fígado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/UPE), na última sexta-feira (20), ainda está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade hospitalar, no Recife. O caso é investigado como possível hepatite aguda grave de origem desconhecida, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Até agora seis casos foram notificados, sendo um deles já descartado. Os outros cinco seguem em investigação.

A jovem segue entubada mas seu fígado e os demais órgãos já funcionam adequadamente. De acordo com a equipe do hospital, a paciente, que passou pelo procedimento em estado de coma, apresenta “boa evolução” e se encontra com o quadro clínico estável, sem a necessidade de medicamentos para manter a pressão. 

Apesar de não haver previsão de alta médica, a expectativa é que o seu quadro evolua para que possa ser feita a extubação até o domingo (22) e que ela retome completamente a sua consciência.

A adolescente, residente de Ibimirm, no Sertão de Pernambuco estava internada no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, desde a segunda-feira (16). Ela foi transferida para o Hospital Oswaldo Cruz quando apresentou piora nos sintomas de vômito, icterícia e colúria (urina escura), evoluindo para uma encefalopatia hepática, passando a ser prioridade na lista de transplante de fígado. 

Veja também









About Redação

Veja também

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

(Conforme disposto no Art. 29, alínea “b”, do Estatuto Social) O Presidente, em caráter provisório, …