Após cair na fase de grupos em 2018, a Alemanha deu o pontapé inicial na sua trajetória na Copa do Mundo do Catar, na manhã desta quarta-feira (23). Em busca do pentacampeonato, os europeus encararam o Japão, em duelo válido pelo Grupo E, no International Khalifa, e estrearam com o pé esquerdo, ao perder por 2×1 para os japoneses. Gündogan abriu o placar para os alemães, enquanto Doan e Asano fizeram a festa dos orientais.
Apesar de ter dominado o primeiro tempo, a Alemanha sofreu algumas investidas dos Samurais Azuis. No início da partida, os japoneses pressionavam com frequência a saída de bola europeia e conseguiram criar chances claras de gols. Em uma delas, inclusive, chegou a balançar as redes, mas Maeda foi flagrado em impedimento.
O bom momento japonês no jogo parou por aí. Aos poucos, a Alemanha foi ditando o ritmo de jogo e passou a marcar presença no campo de ataque. Como fator surpresa, Gündogan pisava na área com facilidade. Com a bola rolando, o volante teve boas oportunidades, mas não conseguiu converter em gols. Assim, coube aproveitar pênalti sofrido por Günter para colocar os favoritos em vantagem, aos 32 minutos.
Com o resultado a favor, os alemães aumentaram o ritmo e chegaram a fazer 2×0, no fim da etapa inicial. Porém, após chute de Gnabry, Havertz empurrou para o fundo do barbante em posição irregular.
Na segunda etapa, a Alemanha teve, pelo menos, duas grandes chances de liquidar a fatura. Na primeira delas, Gündogan invadiu a área pelo meio e acertou o poste esquerdo japonês. Em seguida, brilhou a estrela do goleiro Kawashima. O arqueiro asiático fez uma sequência de três defesas para evitar o segundo tento europeu na partida. O lance serviu para acordar o Japão no jogo.
Após as mexidas do técnico Hajime Moriaysu, o Japão melhorou na partida e virou o placar. Aos 29, Neuer defendeu chute de Minamimo, mas, no rebote, Doan apareceu livre para empatar. Oito minutos mais tarde, foi a vez de Asano receber bom lançamento, invadir a área e bater sem chances para o capitão da Alemanha, dando números finais ao encontro.
Veja também
Copa do Mundo 2022 Copa do Mundo 2022Técnico da Sérvia diz que não tem medo do Brasil
Fifa abre expediente disciplinar contra o México por cânticos de seus torcedores
Fonte: Folha PE