A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na manhã desta quarta-feira (29), um aviso meteorológico que indica estado de atenção para pancadas de chuvas de intensidade moderada para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a Zona da Mata do Estado. O alerta é válido até a manhã da quinta-feira (30).
Segundo a Apac, um sistema chamado Perturbações Ondulatórias dos Alísios se aproxima da região litorânea de Pernambuco, o que deverá causar maiores acumulados de chuva ao longo do dia. “[Os acumulados] devem ficar na maioria dos municípios na categoria moderada”, disse a agência.
A pertubração dos alísios decorre de uma agitação a partir da movimentação dos ventos alísios, deslocamentos de massa de ar quente e úmido que vão de forma centralizada em direção a áreas onde há uma menor pressão atmosférica.
Fortes ventos, muita umidade e eventos de chuvas intensas são algumas das características do fenômeno.
Com o aviso de nível amarelo, o primeiro numa escala que segue com níveis laranja e vermelho, são esperadas chuvas de 30 a 50 mm na RMR e Zona da Mata.
Sertão e Agreste do Estado também têm previsão de chuva, principalmente entre a tarde e noite desta quarta-feira, mas sem a emissão de aviso meteorológico.
Onde já choveu
Alguns municípios já registram acumulados de chuva nas últimas horas. Na Mata Sul, Sirinhaém e Tamandaré têm índices de 26,77 mm e 23,02 mm, respectivamente, no contabilizado até 5h30 desta quarta-feira.
No Cabo de Santo Agostinho, na RMR, o registro no mesmo período indica 22,96 mm de chuvas. Em Rio Formoso, na Mata Sul, o acumulado chega a 20,64 mm.
No Recife, o local com maior acumulado de chuva é a região do Porto, no Bairro do Recife, área central, onde o índice é de 19,60 mm.
Veja também
Paleontologia VaticanoRéplica de titanossauro da Patagônia será exposta em Londres
Papa Francisco é hospitalizado por “infecção respiratória”
Você precisa fazer login para comentar.