ano-novo-chines-movimenta-marco-zero-com-espetaculo-de-luzes-e-imagens

Ano Novo Chinês movimenta Marco Zero com espetáculo de luzes e imagens

Uma multidão de recifenses e de representantes da comunidade chinesa na cidade foram, ontem, ao bairro do Recife festejar a data e assistir apresentações de dança, coral, maracatu e o show de luzes no prédio da ACP e Caixa Cultural. (Foto: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife)

Nesta quinta-feira (19), uma multidão que foi ao Marco Zero, no bairro do Recife, assistiu o intercâmbio cultural entre a China e o Recife na abertura das comemorações do Ano Novo Chinês, com um show de luzes e projeções com símbolos da cultura do país asiático, do Recife e Pernambuco. Este ano é dedicado ao Coelho no horóscopo chinês, símbolo de sorte e prosperidade. As projeções com imagens de símbolos chineses e Recifenses, tiveram como auge da apresentação o surgimento das bandeiras do Brasil, seguidas das de Pernambuco e Recife, nos prédios da Associação Comercial de Pernambuco (ACP) e da Caixa Cultural. Antes, aconteceram apresentações da Dança do Leão, Coral do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco (UPE) e do Maracatu Encanto do Pina. 

A projeção cênica foi composta de equipamentos de alta resolução que projetaram as imagens estilo mapping nos prédios da ACP, Caixa Cultural e Avenida Marques de Olinda, acompanhadas de trilha sonora.

Esse é o segundo ano consecutivo que o evento aconteceu na cidade, uma parceria da Prefeitura do Recife, por meio do Programa Recentro, que tem a participação do Gabinete do Centro do Recife e das Secretarias de Turismo e Lazer e de Cultura, com o Consulado Geral da República Popular da China. Uma das finalidades é o estreitamento do relacionamento entre a cidade e o país asiático. O evento foi prestigiado pela cônsul geral da China no Recife, Yan Yuqing, os vice-cônsules da China em Recife, He Yongwei, Han Zhiqiang. 

Segundo a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, o evento agora integra o calendário oficial da cidade. ”Temos uma comunidade chinesa de mais de 6 mil pessoas e duas cidades irmãs naquele país, Guangzhou e Chengdu, e esse intercâmbio cultural é muito positivo e a abertura do Ano Novo Chinês é uma atração belíssima tanto para os recifenses quanto para os visitantes da cidade”, disse Ana Paula. 

A secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, destacou que Recife é uma das únicas cidades a receber esse evento tão importante para a China.“É extremamente significativo para nós, recifenses, receber a celebração do Ano Novo Chinês, especialmente no Marco Zero, um local tão importante para nossa cidade. A nossa parceria com a China é importantíssima porque temos a oportunidade de potencializar o intercâmbio de informações e experiências”, ressaltou, Cacau de Paula.

O secretário de cultura, Ricardo Melo, disse que Recife cultiva a amizade com outras cidades. “Somos uma cidade que gosta de receber e que tem o título de cidade criativa da música, concedido pela Unesco, graças à riqueza e diversidade da nossa cultura. Que seja um Ano Novo de realizações, de encontros e  parcerias”, desejou Melo. 


ANO NOVO CHINÊS – É uma referência à data de comemoração do ano-novo adotada por diversos países da Ásia. O calendário chinês é lunissolar, leva em consideração tanto as fases da lua, diferente do calendário Gregoriano do ocidente. Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa.

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …